PLANO DE CURSO EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA
OBJETIVO GERAL
Proporcionar condições
para a criança desenvolver o seu auto-conceito, independência, pensamento
crítico, responsabilidade, respeito cooperativo e amizade; oferecendo
oportunidade para criança desenvolver-se no espaço cognitivo, motor, afetivo,
social e na linguagem oral e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Participar de brincadeiras
cantadas e ritmos.
Explorar e identificar
elementos da musica para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus
conhecimentos do mundo.
Desenvolver expressar sensações, sentimentos e
pensamentos por meio da interpretação da música.
Explorar, brincar,
imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Escutar músicas
variadas.
Participar em situações
que integram músicas e movimentos corporais.
Criar momentos em que
se faça necessário o uso de brincadeiras de roda, rimas representações folclóricas.
Apresentar repertório
musical que abrange música popular, folclórica, religiosa e em coral.
Desenvolver diversos
movimentos e suas articulações com elemento da linguagem musical.
CONTEÚDOS
Coordenação motora,
Movimento corporal,
Lateralidade
Coreografia
Apreciação musical
Atividade oral
ESTRATEGIA
Músicas diversas que
movimentem o corpo com desenvoltura e ritmo.
Criar música, paródia,
rimas, entre outros.
Cantiga de roda
Ouvir música clássica
Danças
Dramatização
Coral
Imitar sons
Coreografias
ARTES
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Interagir com materiais
e procedimentos variados em artes visuais. Danças, músicas e teatro.
Representar figuras por
meio de desenhos elaborados pelas crianças.
Fazer exposições de
artes por diversos meios como: livros de artes, revistas e filmes.
Fazer leituras de artes
a partir da observação e interpretação oral de imagens e objetos.
Organizar e cuidar dos materiais no espaço
físico da sala.
Valorizar suas próprias
produções e das outras crianças.
Explorar e utilizar
materiais necessários para desenhar, pintar e modelar.
Desenvolver uma forma
pessoal de expressão.
Manusear materiais
como: bola de tamanhos diferentes e bambolê, ampliando assim suas habilidades
motoras.
CONTEUDOS
Desenhos, Desenho
livre,
Cantigas de roda,
Músicas,
Recortes e colagem,
Montagem,
Modelagem,
Ruídos,
Qualidades de som,
Dramatização,
Coordenação motora,
Linguagem oral,
Regra,
Percepção visual,
auditiva,
Ordem,
Dobraduras,
Sucatas,
Jogos.
ESTRATÉGIAS
Fotos
Paisagens
Desenhos livres
Pinturas
Colagens
Modelagem
Recortes
Dobraduras
Montagem
Materiais da natureza
MATEMÁTICA
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Desenvolver a
capacidade de comparar quantidades e números.
- Valorizar trocas de
experiências apartir de situações reais.
- Observar o uso dos
números assim com as formas e símbolos em suas diferentes formas de grandezas e
medidas.
- Relacionar o uso dos
números assim com as formas de grandezas e medidas.
- Classificar elementos
em diferentes critérios como cor, forma, tamanho, tempo, velocidade, peso e
temperatura.
- Participar de
brincadeiras e jogos onde se faz uso de contagem.
- Manusear cédulas de
dinheiro de brinquedos para faz de conta.
- Verbalizar numa série
de números o primeiro, o último, antes e depois.
CONTEÚDO
- Contagem.
- Simbolização, cálculo
mental.
- Escrita de números
até dez, apresentando um número por vez.
- Operações matemáticas
através de materiais concretos.
- Seriação de objetos.
- Sistema Monetário
Brasileiro.
- Agrupamentos,
conjuntos e pares.
- Números e noção de
sistema de numeração ordinal.
- Situações problemas.
- Noções de Grandezas e
medidas.
- Noções de tamanhos e
volumes (grande, pequeno, maior, menor, alto, baixo, cheio, vazio).
- Noções de peso.
(pesado, leve, quilo, meio quilo).
- Noções de
temperatura. (quente, frio, gelado).
- Noções de velocidade.
(rápido lento).
- Noções de tempo.
(amanhã, ontem, hoje, semana, mês, ano, hora, calendário, dia e noite).
- Cores.
- Espaço e formas.
- Percepção auditiva e
visual.
- Formas geométricas.
- Lateralidade (direita
e esquerda).
- Direção (frente e
atrás, em cima, em baixo e ao lado).
- Distância. (perto e
longe).
ESTRATÉGIAS
- Escrita, contagem e
representação de números.
- Uso de materiais
concretos.
- Resolução de
problemas orais.
- Representação de
tamanhos e volumes, temperaturas, velocidade, tempo e peso no concreto.
- Promoção de situações
para o uso do sistema monetário através do lúdico.
- Brincadeiras que
envolvam lateralidade.
- Pintura de desenhos
com cores delimitadas.
- Recortes e colagens.
- Uso de sucatas.
- Bingo.
- Calendário.
- Listas.
- Modelagem.
- Ditado de números.
-Problemas envolvendo o
cotidiano.
MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar a criança expressões
próprias pelo movimento. Que sejam capazes de se organizar no espaço que amplia
suas possibilidades expressas utilizando gestos diversos e ritmos corporais,
que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas
habilidades motoras em diferentes situações, que experimentam diferentes
qualidades e dinâmicas do movimento. (força, velocidade, resistência e flexibilidades).
- Desenvolver na
criança o movimento corporal harmônico.
- Observar a capacidade
e a possibilidade de movimento individual da criança.
- Valorizar a
apreciação das manifestações expressas.
- Desenvolver a
interação e o respeito com o grupo.
- Valorizar a expressão
livre respeitando as diferenças individuais no espaço das atividades e no
lazer.
- Desenvolver atividades
corporais adotando atitudes cooperativas e de solidariedade sem discriminar os
colegas pelo desempenho ou razão física.
ESTRATÉGIA
- Música
- Dança
-Brincadeiras
- Jogos
- Atividades Lúdicas
- Brinquedos
- Mímicas
- Recreação
- Teatro
- Filmes
NATUREZA
E SOCIEDADE
- Reconhecer e utilizar
os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo.
- Perceber, compreender
e utilizar os elementos que compõem o lugar onde vive.
- Reconhecer as
modificações feitas pelo homem.
- Perceber os cuidados
necessários a preservação da vida e do meio ambiente.
- Observar e conhecer
os diferentes tipos de plantas e animais e sua importância para a sociedade.
- Identificar os seres
vivos.
- Conhecer a
importância de uma boa alimentação para uma vida saudável.
- Valorizar atividades
relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
- Conhecer os modos de
ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
- Pesquisar e conhecer
os diferentes meios de comunicação da sociedade.
- Conhecer as
diferentes fontes de informações e meios de transportes, utilizados pela
sociedade.
- Conhecer algumas
placas de sinalização SD’11’ regras do
trânsito
- Utilizar normas de
higiene para prevenir doenças.
- Reconhecer, motivar o
interesse e respeito pela família e a sua história.
CONTEÚDOS
- Conceitos, fatos e
princípios.
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentidos.
- Os lugares e as
paisagens.
- Meio ambiente.
- Fenômenos da
natureza.
- Meios de comunicação.
- Meios de transportes.
- Tipos de moradia.
- Modo ser, viver e
trabalhar.
- Saúde.
- Higiene.
- Alimentação.
- Família.
- Profissões.
- Datas Comemorativas.
- Estações do ano.
- Boas maneiras.
- Projetos.
ESTRATÉGIAS
Recorte e colagens
Observação do meio
ambiente
Desenhos
Construção de maquete
Histórias
Modelagem
Cartazes
Plantio (sementes)
Catalogação de folhas.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar o uso da
linguagem em conversas, brincadeiras, relatando suas vivências em situações
cotidianas.
- Despertar o interesse
em produzir oralmente palavras, advinhas, poemas e músicas.
- Reconhecer e
representar as letras do alfabeto.
- Identificar e
representar o nome e a sua história.
- Motivar o interesse
pela escrita de palavras ainda que não de forma convencional.
- Produzir histórias
oralmente e através de desenhos.
- Oportunizar o diálogo
para desenvolver habilidades de expressar-se com clareza e nitidez.
- Desenvolver a
afinidade para que as crianças tenham uma relação amigável com os colegas e
professores e toda a sociedade que o rodeia.
CONTEÚDO
- Linguagem oral e
escrita
- socialização
- Diálogo
- Interpretação oral
- Organização e escrita
do nome
- Pequenos textos
- Datas comemorativas
- Alfabeto
- sílabas simples
ESTRATÉGIAS
- Músicas
- Cópia do próprio nome
- Ilustração de
pequenos textos
- Jogos
- Leitura de livrinhos
- Recorte e colagem
- Desenho livre
- Trabalho em grupo
- Recreação
- História Narrada
- Cartazes
- Crachás
- Uso do alfabeto móvel
- Diferentes tipos de
textos (poesia, história em quadrinhos).
- Atividades impressas.
PLANO DE CURSO 1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAI;
*Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver a afetividade para que as crianças tenham uma relação com os colegas e professores e toda sociedade que rodeia.
* Identificar, conhecer e escrever o nome.
*Produzir pequenos textos orais e escritos.
*Desenvolver a linguagem oral e corporal, como forma de atuação social no mundo e exercício de cidadania.
*Desenvolver a percepção visual auditiva, equilíbrio e linguagem oral.
*Oportunizar o diálogo para desenvolver habilidades de expressar-se com clareza e sem timidez.
*Desenvolver a coordenação motora.
*Escrever, diferenciar e conhecer as letras do alfabeto.
*Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
*Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
*Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
*Respeitar as identidades e as diferenças.
*Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
*Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
*Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
*Identificar o tema de um texto.
*Identificar o tema de um texto.
CONTEÚDOS:
*Socialização
*Coordenação motora
*Historia do nome
*Expressão oral e corporal
*Letras do nome
*Alfabeto
*Vogais
*Formação de sílabas palavras e frases.
*Descrição de gravuras produção de pequenos textos orais e escritos.
*Leituras de histórias, símbolos e gravuras, espaço e lateralidade.
*Modelagem músicas e ritmos.
*Trava língua.
*Adivinhações, poemas, parlendas e fábulas.
*Reprodução de histórias.
ESTRATÉGIAS:
*Trabalhos em grupos e individual.
*Jogos, bingos e dominós.
*Roda de conversas.
*Cantigas de roda.
*Recortes e colagem
*Pinturas e desenhos
*Histórias diversificadas
*Confecção de cartazes.
*Dança.
*Brincadeiras.
*Adivinhas e quadrinhas.
RECURSOS:
Jornais, revistas, livros, gibis, pinceis, tintas, lápis preto e coloridos, borrachas, estilete. Cola branca, sulfito, impressora, computador, televisor, CD, DVDs, massa de modelar, garrafas pets, gravuras, cartolina, alfabeto móvel, quadro branco, pinceis e tesouras.
AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.
MATEMÁTICA.
OBJETIVO GERAL.
Proporcionar métodos que desenvolva o pensar lógico, critico e criativo, construindo o conhecimento simbólico e numérico da matemática. Despertando confiança em sua capacidade e estratégias para lidar com as diferentes situações matemática, tendo como base seus conhecimentos prévios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Reconhecer e identificar diferentes cores e posição de objetos.
*Identificar direções / sentidos diferentes.
*Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos.
*Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações problemas que envolva as ideias de juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração.
*Ter confiança em sua própria estratégia e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
*Fazer leitura e escrita de qualquer numero da sequencia trabalhada reconhecer a posição de elementos dentro dessa sequencia, ordená-los do maior para menor e vice versa.
*Conhecer e identificar formas geométricas (quadrado, retângulo, triangula e circula).
*Conhecer as principais moedas do sistema monetário brasileiro.
*Perceber a diferença entre os números ordinais e arábicos.
CONTEÚDOS:
*Números de 0 a 100.
*Adição.
*Subtração.
*Dúzia e meia dúzia.
*Lateralidade.
*Contagem oral
*Noções simples de cálculo.
*Sucessor e antecessor.
*Quantidades.
*Cores.
*Igual, diferente, maior e menor.
*Sistema de numeração decimal
*Formas geométricas
*Ordem crescente e decrescente.
*Sequencia numérica.
*Dezena e meia dezena.
*Situações problemas envolvendo adição e subtração.
*Escrita numérica.
*Espessura.
*Noção
de tamanho, altura e diferença.
*Comprimento
*Sistema monetário.
*Calendário (dia. Semana, mês e ano.).
ESTRATÉGIAS:
*Trabalhos em grupos e individual.
*jogos.
*Pinturas e desenhos.
*Música e dança.
*Construção de cartazes, recorte e colagem.
*Atividades lúdicas.
*Brincadeiras dirigidas.
RECURSOS:
Tampas de garrafas, papéis, sementes, palitos, quadro branco, pinceis, lápis colorido, régua, tinta guache, fichas de números, tesouras, livros didáticos, moedas, canudos, barbantes, fita métrica, dominó, baralho, dama, bingo, garrafas pets, cartolina, sulfito, computador, impressora, calendário, cola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.
CIÊNCIAS NATURAIS:
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer e cuidar do próprio corpo valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidades em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver no aluno o hábito de boas maneiras.
*Relatar formas de cuidados higiênicos.
*Priorizar a importância de uma vida saudável.
*Conhecer a importância da alimentação no dia a dia.
*Observar e comparar paisagens.
*Conhecer formas de prevenir acidentes e ter noções básicas de primeiros socorros.
*Observar mudanças de tempo.
*Conhecer a importância do meio ambiente.
*Identificar seres vivos e não vivos.
*Identificar as partes do corpo.
*Saber a importância da água em nossa vida.
CONTEÚDOS:
*Cuidados higiênicos.
*Alimentação.
*Prevenção de acidentes.
*Animais selvagens e domésticos.
*Primeiros socorros.
*Partes do corpo.
*Natureza.
*Órgãos dos sentidos.
*Fenômenos da natureza.
*Meio ambiente.
*Seres vivos e não vivos.
* Água.
*Boas maneiras.
*Plantas.
*Estações do ano.
*Corpo humano.
ESTRATÉGIAS.
*Pesquisas.
*Aulas dialógicas e esportivas.
*Trabalhos em grupos e individual.
*Roda de conversa.
*Confecção de cartaz.
*Desenhos e pinturas observação do ambiente e brincadeiras.
RECURSOS:
Papéis variados, jornais, livros de recortes, livros didáticos, rótulos, quadro branco, pinceis anatômicos, cartolinas, cola branca, lápis colorido, lápis preto, borrachas, estilete, canetinhas, giz de cera, massinha de modelar, sulfito, DVD, televisor, computador, impressora, aparelho de som, sucata, régua e garrafas pets.
AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA:
OBJETIVO GERAL:
*Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos e demonstrar curiosidades pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Valorizar a escola como espaço de aprendizagem social.
*Conhecer as culturas populares.
*Reconhecer diferentes tipos de moradias.
*Observar as diferentes profissões.
*Conhecer a própria identidade.
*Identificar as pessoas da família.
*Reconhecer a importância de desenvolver hábitos saudáveis que garanta boas condições de saúde.
* Participar dos projetos desenvolvidos em sala de aula e os demais em que toda escola notifica.
* Valorizar e respeitar as diferenças raciais.
CONTEÚDOS:
*Brincadeiras.
*Histórias.
*Moradias.
*Diversidades culturais.
*Meios de transportes.
*Meios de comunicação.
*Datas comemorativas.
*Escola.
*Família
*Profissões.
ESTRATÉGIAS:
Pesquisas e
trabalho em grupo, Rodas de conversa, Filmes, Cartaz, Cantiga de roda, Confecção de cartazes, desenhos e pinturas, recorte e colagem e passeio.
RECURSOS:
Quadro branco, pincéis, televisor, DVD, cd, computador, impressora, sulfito, lápis colorido, cola branca, cartolina, papel crepom, papel madeira, livros didáticos, jornal, revistas, apontador, barbante, sucatas, régua e grãos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
OBJETIVO GERAL:
*Estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais, através do movimento.
*Formar cidadão crítico e participativo, que saiba compreender e usar seu corpo sadiamente, percebendo se como ser integral, com formação humanista cristã.
*Melhorar a aptidão física por meio da prática de habilidades motoras fundamentais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Identificar-se como membro do grupo, respeitando regras básicas.
*Desenvolver a coordenação motora através do estímulo visual e auditivo.
*Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com a mesma uma relação afetiva e de habilidades espaço-temporal e equilíbrio.
*Acompanhar ritmos variados através da música e a expressão corporal.
*Trabalhar o senso de respeito comum.
* Aprender a competir de forma saudável.
* Desenvolver habilidades psicomotoras, percepção espacial e auditiva.
CONTEÚDOS:
*Jogos
*Passar anel
*Queimadas
*Futebol andar, correr, pular.
*Pular corda.
*Amarelinha.
*Competição.
*Cantigas de roda.
*Corrida no saco.
*Boliche.
ESTRATÉGIAS:
*Atividades em grupos.
*Atividades lúdicas.
*Brincadeiras livres e dirigidas.
*Gincanas.
*Musica e dança.
RECURSOS:
Quadra, bola, garrafas pets, corda, sacos, recursos humano, caixa de som, microfone, cds.
AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.
ARTES E ENSINO RELIGIOSO.
OBJETIVO GERAL:
*Proporcionar o desenvolvimento, o pensamento artístico que caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das crianças por meio da arte. Ampliando a sensibilidade, percepção, reflexão e a imaginação.
*Oportunizar o educando através de ações diárias, situações que os levem a desenvolver relações de amizades, buscando construir vínculo de respeito, partilha e coleguismo a fim de formar seres mais fraternos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Interagir com materiais e procedimentos variados em artes visuais (danças, músicas e teatro).
*Representar figuras por meio de desenhos elaborados pelas crianças,
*Fazer exposições de artes nos diversos meios, como: livros de artes, revistas e filmes.
*Fazer leitura de artes a partir da observação e interpretação oral de imagens e objetos.
*Valorizar suas próprias produções e das outras crianças.
*Explorar e utilizar de materiais necessários para desenhar, pintar e modelar.
*Manusear materiais de tamanhos e formas diferentes como forma de ampliar suas habilidades motoras.
*Oportunizar aos educados diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, possam desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
*Propiciar o desenvolvimento de virtudes e valores indispensáveis à formação humana, para melhor atuação da vida em sociedade.
*Estimular a imaginação, expressão e a sensibilidade para entender e aceitar o diferente.
*Oportunizar dinâmicas que possibilitem aos educados valorizar e participar de atividades de resgate das brincadeiras infantis, para que através da ludicidade, possam demonstrar atitudes de amizade, cooperação e respeito.
CONTEÚDOS:
*Artes visuais;
*Músicas;
*Teatro;
*Danças;
*Jogral;
*Histórias bíblicas;
*Pintura;
ESTRATÉGIAS;
*Através de atividade individual e em grupo.
*Conversa formal e informal.
*Roda de conversa.
*Confecção de cartazes.
*Pintura, recorte e colagem.
*Produção e reprodução de história.
*Produção de artes com sucatas.
*Apresentação de peças teatrais.
*Diversão através de música e dança.
*Concentração, atenção e a percepção através de aula de vídeo e histórias lidas e contadas.
RECURSOS:
*Livros de histórias infantis.
*Televisão, vídeo, CDs e DVDs.
*Cartolina, sulfeto, lápis colorido, giz de cera, massa de modelar, pincéis, tinta guache, papel crepom, cola, tesoura, sucata, régua e quadro branco.
AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.
FIM
PLANO DE CURSO 2º ANO
Prefeitura Municipal
de Buritis
Secretaria Municipal;
de Educacao Cultura e Esporte
EMEIEF Josue de
Castro
PLANO DE CURSO ANUAL
2º ANO
Espera pelo
Senhor,tem bom animo,
e fortifique-se o teu coração,espera, pois,pelo senhor.Salmos 27.14
PROFESSORES
Ana P.Martello
Dislaine
Kelly
Rogiana
Sandra
Vania
Supervisora
angela
Buritis-RO
2013
Planejamento de
Língua Portuguesa
Objetivos específicos
·
Desenvolver capacidades necessárias a leitura
com fluência e compreensão;
·
Ler de forma independente texto, cujo conteúdo e
forma são familiares;
·
Identificar letras maiúsculas e minúsculas;
evoluir da espontânea para a base alfabética na representação simbólica da língua escrita;
evoluir da espontânea para a base alfabética na representação simbólica da língua escrita;
·
Conhecer entender e usar os substantivos em seu
gênero, número, e grau e os adjetivos;
·
Reconhecer unidades fonológicas como silabas,
rimas, terminações de palavras, etc.
·
Refletir sobre as possíveis alternativas da
grafia, comparando com a escrita convencional, tornando progressivamente
consciência do funcionamento da ortografia;
·
Produzir textos escritos de gêneros diversos (
cartas, bilhetes, convites, poema, música, trava- língua, quadrinha, etc);
·
Observar e empregar o uso característico da
pontuação nos diferentes gêneros;
·
Reescrita de textos produzidos, estimulando o
aprimoramento dos aspectos ortográficos;
·
Exercitar a ordem alfabética como uma das formas
de organização das palavras
·
dentificar sinônimos e antônimos das palavras;
·
Identificar quantidade de s
Conteúdos de Língua Portuguesa
·
Alfabeto
·
Escrita e leitura
·
ordem alfabética
·
Formação de palavras
·
Produção de frases e textos
·
produção de textos e leitura de gêneros textuais
·
Sinais de pontuação
·
Substantivos próprios e comuns
·
Gênero substantivos: masculino e feminino
·
Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo
·
Adjetivos
acentuação
gráfica
·
Ortografia:
- as, es,is,os,us;
-
ar,er,ir,or,ur;
- al,el,il,ol;
- an,en,in,on,un;
-am,em,im,om,um
- f/v
- p/b
- ge/gi
- jê/ji
-lh, nh,ch
-H
inicial
-
gu/qu
-
s/ss
- ce/ci, ç
letras mudas
- r/rr
*Sinônimos
Separação silábica
*Avaliação, leitura,atividade escrita,participativa e continuada.
RECURSOS
Livros
jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.
Planejamento de Matemática 2º
Ano
Objetivos específicos
·
Construir o significado do número natural a
partir do seu diferente uso no contexto social. Explorando situações problemas
que envolvem contagem, medida, e códigos numéricos;
·
Entender o significado das operações, sobretudo
da adição e subtração elaborados matematicamente e oralmente;
·
Efetuar adição e subtração com números ate 19.
·
Resolver problemas envolvendo as ideias de
adição e subtração.
·
Reconhecer,ler e escrever números ate 100.
·
Identificar as dezenas inteiras ou exatas.
·
Contar agrupamento de 10 em 10,usando material
dourado,palitos,fichas,dinheiro e desenhos.
·
Estimar quantidades e comparar números.
·
Compor e decompor números.
·
Reconhecer as ideias associadas a multiplicação.
·
Construir as tabuadas do 2,3,4 e do 5.
·
Resolver problemas usando a multiplicação.
·
Compreender as ideias da divisão,repartir
igualmente e quantos cabem.
·
Reconhecer que a divisão e a operação inversa da
multiplicação
·
Explorar a ideia de metade,terça parte e quarta
parte.
·
Resolver problemas envolvendo a divisão
·
Observação e percepção das formas encontradas na
natureza, nas coisas produzidas pelo homem e no seu próprio corpo;
·
Construção e reconstrução de formas geométricas;
·
Identificação e relação entre unidade de tempo,
dia, semana, mês, bimestre, semestre e anos;
·
Reconhecimento das cédulas e moedas que circulam
no país e de possíveis trocas entre elas em função dos valores de compra e
venda relacionando com a economia doméstica através de tabelas e gráficos;
·
Leitura
de horas, comparando relógios digitais e analógicos.
·
Reconhecer as regiões planas
retangulares,quadradas,triangulares e circulares.
·
Identificar as vistas de um objeto.
·
Reconhecer os
contornos|,quadrado,retângulo,triangulo,e circunferência.
·
Compreender a ideia de adição e subtração.
Conteúdo de Matemática 2º Ano
·
Quantidades
·
Números naturais
·
Leitura e
escrita dos números
·
Números pares e impares
·
Antecessor e sucessor
·
Noções de sistema e medida (metro, litro e
quilo)
·
Hora calendário
·
Geometria
·
Crescente e decrescente
·
Algarismo romano
·
Dúzia/Dezenas
·
Adição e subtração
·
Dobro e metade
·
Multiplicação e divisão (noções)
·
Sistema monetário brasileiro
·
Gráficos
·
Números ordinais
·
Cores secundárias e primárias
·
Regiões planas e seus contornos.
·
Sistema de numeração decimal(dezenas inteiras ou
exatas)
·
Situações problemas envolvendo as quatro
operações
·
Tabuada do 2 ao 5.
·
Composição e decomposição de números.
·
Noções de divisão
·
RECURSOS
Livros,
jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras,material
dourado.
Planejamento de Ciências 2º Ano
Objetivos específicos
·
Observar, registrar e comunicar alguma
semelhança e diferença entre diversos ambiente;
·
Identificar o estado físico da água;
·
Ampliar o conceito de característica de seres
vivos;
·
Conhecer e
os órgãos dos sentidos;
·
Compreender a importância de ter hábitos de
higiene;
·
Classificar os animais em(vertebrados e
invertebrados)
·
Compreender o processo de metamorfose.
·
Conhecer os planetas que compõem o sistema solar
·
Conhecer as estações do ano.
·
Conhecer espécies da fama e flora da região comparando com as de outras
regiões.
Conteúdos de Ciências 2º Ano
·
Corpo humano, partes e funções.
·
Órgão dos sentidos
·
Higiene e saúde
·
As plantas
·
Os seres vivos e não vivos
·
Os animais
·
Água,ar e solo
·
Meio ambiente natural e construído
·
Invertebrados e vertebrados
·
Reino mineral,animal e vegetal.
·
Prevenção de doenças
·
Tipos de animais(ovíparos,vivíparos,e
ovovíparos.
·
Metamorfose
·
Animais em extinção
·
Planeta Terra e outros astros.
·
Estações do ano.
·
Preservação da natureza
·
Animais (nocivos e uteis,domésticos e selvagens)
RECURSOS
Livros,
jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de
cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.
Planejamento de História
Objetivos específicos
·
Identificação do aluno enquanto individuo de um
grupo;
·
Perceber que há semelhanças entre ele(o aluno) e
as outras crianças.(cor dos olhos,dos cabelos,da pele,altura e peso)
·
Reconhecer questões referentes a alteridade,a
discriminação,e ao preconceito.
·
Respeitar a diversidade
·
Conhecer e respeitar o modo de vida de
diferentes grupos em diversos tempos e espaços em suas manifestações
culturais,reconhecendo semelhanças e diferenças
·
Utilizar métodos de pesquisa e produção de
textos.
·
Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias
humanas presentes em sua realidade e em outras comunidades próximas ou
distantes no tempo e no espaço
·
Conhecer os direitos das crianças
·
Estabelecer relações entre os direitos da
criança e o seu cotidiano.
·
Interpretar documentos da historia pessoal
completando informações
·
Ler um calendário dos meses do ano para realizar
registros temporais.
·
Comparar o modo de vida de antigamente e o modo
de vida contemporâneo por meio de imagens.
·
Comparar as diferentes experiencias de vida em
diferentes culturas e ou tempos históricos
·
Perceber que a aprendizagem é parte importante
em toda as fases da vida dos seres humanos
·
Conhecer a importância da família;
·
Informar-se sobre diferentes formas de
organização familiares
·
Identificar membros de um grupo
familiar,evidenciando graus de parentesco entre eles
·
Identificar o papel da escola da escola no
desenvolvimento intelectual e de socialização
·
Perceber como organizar e se apropriar do espaço
da escola.
·
Reconhecer os aspectos que proporcionam um
ambiente familiar saudável ( moradia, alimentação , saúde, educação, higiene e
lazer);
Conhecer, participar e valorizar atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, políticas, religiosas entre outras;
·
Reconhecer a escola como um dos espaços de
aprendizagem da cultura brasileira e da pratica de aprendizagem da cultura
brasileira e da participação e exercício da cidadania;
·
Desenvolver a compreensão critica das datas
comemorativas e dos símbolos nacionais;
·
Reconhecer algumas permanências e transformações
sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidiana da família da escola
coletiva e no espaço de convivência;
·
Valorizar o espaço patrimônio cultural do seu
grupo social e interesses por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·
Reconhecer diferentes documentos de registros;
·
Identificar os meios de transportes e
comunicação
·
Levar o aluno a ter consciência da preservação
do meio ambiente.
Conteúdo de História
·
Como eu sou
·
Identificação
·
A criança e seu cotidiano
·
Relações familiares
·
Diversos tipos de família e moradia
·
A escola
·
Documentos de registros
·
Cidadania
·
Diversidade
·
Semelhanças e diferenças
·
Transformações sociais, econômicas e culturais
·
Datas comemorativas.
·
Avaliação-Observação e participação continuada.
RECURSOS
Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis
de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras
Planejamento de
Geografia
Objetivos específicos
·
Conhecer as dependências da escola;
·
Compreender que todos os seres e coisas tem um
nome.
·
Perceber que os nomes servem para identificar e
distinguir os seres e as coisas.
·
Favorecer a construção da identidade.
·
Perceber que as pessoas são diferentes umas das
outras.
·
Reconhecer e respeitar as diferenças culturais
entre as pessoas.
·
Desenvolver noções de lateralidade.
·
Reconhecer direita,esquerda,em frente,atras,com
relação a si mesmo e ao outro.
·
Construir noção de espaço.
·
Identificar pontos de referencia no caminho
casa-escola.
·
Conhecer e identificar alguns sinais de
transito.
·
Reconhecer uma paisagem rural e os elementos que
a compõem e a caracterizam.
·
Identificar algumas atividades econômicas
desenvolvidas no campo.
·
Caracterizar a paisagem da cidade.
·
Identificar elementos predominantes nas
paisagens urbanas.
·
Identificar a materia prima utilizada na fabricação
de produtos industrializados.
·
Conhecer a definição de litoral.
·
Identificar atividades desenvolvidas no litoral.
·
Identificar as formas de poluição do litoral.
·
Reconhecer atitudes que ajudem a preservar a
natureza.
·
Conceituar reciclagem
·
Desenvolver atitudes de cooperação por meio da
coleta seletiva e da reciclagem
CONTEÚDOS de
Geografia
·
Identificação
·
Relações familiares
·
A escola
·
Direitos e deveres dos alunos
·
Dependências da escola
·
Meio ambiente(zona rural e urbana)
·
Meio de transporte e comunicação
·
Trânsito
·
Paisagem natural e modificada.
·
Reciclagem.
·
Zona rural e zona urbana
·
Diferenças culturais
·
Noções de lateralidade
·
Paisagem do litoral
·
Formas de poluição
·
Matéria prima(produtos industrializados)
RECURSOS
Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis
de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras
Planejamento de Ensino Religioso
2º Ano
Objetivos específicos
·
Despertar o desejo de fazer boas coisas para ser
grande na vida, principalmente demonstrado alegria e gratidão a Deus por
amarmos nosso próprio e respeitar as diferenças.
Conteúdo de Ensino Religioso 2º Ano
·
Eu e os outros e Deus
Amizade, amor respeito, caridade, humildade,
solidariedade
·
Preconceito e discriminação
·
A solidariedade e o perdão
·
A família
·
Símbolos religiosos de cada tradição religiosa e
oração
·
Convivência humana
·
Respeito mútuo
·
Respeito às diferenças individuais,
·
Datas comemorativas/festas religiosas.
RECURSOS
·
Livros,jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de
cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.
Planejamento de Artes 2º Ano
Objetivos específicos
·
Incentiva a criança desenvolver sua criatividade
espontânea do lado artístico;
·
Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos
de arte por meio das próprias emoções reflexões e conhecimentos;
·
As artes visuais na produção dos alunos:
desenhos, pintura, colagem, escultura, gravuras, modelagem, instalações vídeos,
fotografias, historias em quadrinhos, produções informatizadas e outros.
Conteúdo de Artes 2º Ano
·
Artes visuais
·
Dança
·
Música
·
Teatro
·
Poesia
·
Lazer artístico.
RECURSOS
·
Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de
cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras
PLANEJAMENTO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivos específicos
·
Desenvolver habilidades corporais(correr,pular,saltar,equilibrar)
·
Desenvolver a socialização entre aluno e
professores.
·
Reconhecer noções de lateralidade.
·
Respeitar e valorizar regras
·
Desenvolver atitudes de respeito ,cuidado e de
responsabilidade com o outro e a natureza.
·
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do
movimento como:força,velocidade,resistência e flexibilidade,conhecendo os
limites e as potencialidades do seu corpo.
·
Vivenciar momentos de relaxamento conduzido.
·
Identificar e diferenciar as partes e posições do
corpo.
·
Explicar e demonstrar brincadeiras.
·
Desenvolver a coordenação motora, fina e grossa.
CONTEÚDOS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
·
Habilidades corporais
·
Socialização
·
Lateralidade.
·
Equilíbrio.
·
Jogos e brincadeiras.
·
Regras.
·
Atitudes cooperativas.
·
Dinâmicas.
·
Aquecimento
e relaxamento
·
Posições do corpo
Recursos
·
Quadra,bola,corda,dominó,aparelho de
som,bambolê,peteca,balões,pneus,jornais,revistas,sacos,fita,colher,cadeiras,apitos
etc.
AVALIAÇÃO
·
Através
das atividades propostas pelo professor e a participação contínua do aluno
PLANO DE CURSO 3º ANO
Prefeitura Municipal
de Buritis
Secretaria Municipal;
de Educacao Cultura e Esporte
EMEIEF Josue de
Castro
PLANO DE CURSO ANUAL
2º ANO
Espera pelo
Senhor,tem bom animo,
e fortifique-se o teu coração,espera, pois,pelo senhor.Salmos 27.14
PROFESSORES
Ana P.Martello
Dislaine
Kelly
Rogiana
Sandra
Vania
Supervisora
angela
Buritis-RO
2013
Planejamento de
Língua Portuguesa
Objetivos específicos
·
Desenvolver capacidades necessárias a leitura
com fluência e compreensão;
·
Ler de forma independente texto, cujo conteúdo e
forma são familiares;
·
Identificar letras maiúsculas e minúsculas;
evoluir da espontânea para a base alfabética na representação simbólica da língua escrita;
evoluir da espontânea para a base alfabética na representação simbólica da língua escrita;
·
Conhecer entender e usar os substantivos em seu
gênero, número, e grau e os adjetivos;
·
Reconhecer unidades fonológicas como silabas,
rimas, terminações de palavras, etc.
·
Refletir sobre as possíveis alternativas da
grafia, comparando com a escrita convencional, tornando progressivamente
consciência do funcionamento da ortografia;
·
Produzir textos escritos de gêneros diversos (
cartas, bilhetes, convites, poema, música, trava- língua, quadrinha, etc);
·
Observar e empregar o uso característico da
pontuação nos diferentes gêneros;
·
Reescrita de textos produzidos, estimulando o
aprimoramento dos aspectos ortográficos;
·
Exercitar a ordem alfabética como uma das formas
de organização das palavras
·
dentificar sinônimos e antônimos das palavras;
·
Identificar quantidade de s
Conteúdos de Língua Portuguesa
·
Alfabeto
·
Escrita e leitura
·
ordem alfabética
·
Formação de palavras
·
Produção de frases e textos
·
produção de textos e leitura de gêneros textuais
·
Sinais de pontuação
·
Substantivos próprios e comuns
·
Gênero substantivos: masculino e feminino
·
Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo
·
Adjetivos
acentuação
gráfica
·
Ortografia:
- as, es,is,os,us;
-
ar,er,ir,or,ur;
- al,el,il,ol;
- an,en,in,on,un;
-am,em,im,om,um
- f/v
- p/b
- ge/gi
- jê/ji
-lh, nh,ch
-H
inicial
-
gu/qu
-
s/ss
- ce/ci, ç
letras mudas
- r/rr
*Sinônimos
Separação silábica
*Avaliação, leitura,atividade escrita,participativa e continuada.
RECURSOS
Livros
jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.
Planejamento de Matemática 2º
Ano
Objetivos específicos
·
Construir o significado do número natural a
partir do seu diferente uso no contexto social. Explorando situações problemas
que envolvem contagem, medida, e códigos numéricos;
·
Entender o significado das operações, sobretudo
da adição e subtração elaborados matematicamente e oralmente;
·
Efetuar adição e subtração com números ate 19.
·
Resolver problemas envolvendo as ideias de
adição e subtração.
·
Reconhecer,ler e escrever números ate 100.
·
Identificar as dezenas inteiras ou exatas.
·
Contar agrupamento de 10 em 10,usando material
dourado,palitos,fichas,dinheiro e desenhos.
·
Estimar quantidades e comparar números.
·
Compor e decompor números.
·
Reconhecer as ideias associadas a multiplicação.
·
Construir as tabuadas do 2,3,4 e do 5.
·
Resolver problemas usando a multiplicação.
·
Compreender as ideias da divisão,repartir
igualmente e quantos cabem.
·
Reconhecer que a divisão e a operação inversa da
multiplicação
·
Explorar a ideia de metade,terça parte e quarta
parte.
·
Resolver problemas envolvendo a divisão
·
Observação e percepção das formas encontradas na
natureza, nas coisas produzidas pelo homem e no seu próprio corpo;
·
Construção e reconstrução de formas geométricas;
·
Identificação e relação entre unidade de tempo,
dia, semana, mês, bimestre, semestre e anos;
·
Reconhecimento das cédulas e moedas que circulam
no país e de possíveis trocas entre elas em função dos valores de compra e
venda relacionando com a economia doméstica através de tabelas e gráficos;
·
Leitura
de horas, comparando relógios digitais e analógicos.
·
Reconhecer as regiões planas
retangulares,quadradas,triangulares e circulares.
·
Identificar as vistas de um objeto.
·
Reconhecer os
contornos|,quadrado,retângulo,triangulo,e circunferência.
·
Compreender a ideia de adição e subtração.
Conteúdo de Matemática 3º Ano
·
Quantidades
·
Números naturais
·
Leitura e
escrita dos números
·
Números pares e impares
·
Antecessor e sucessor
·
Noções de sistema e medida (metro, litro e
quilo)
·
Hora calendário
·
Geometria
·
Crescente e decrescente
·
Algarismo romano
·
Dúzia/Dezenas
·
Adição e subtração
·
Dobro e metade
·
Multiplicação e divisão (noções)
·
Sistema monetário brasileiro
·
Gráficos
·
Números ordinais
·
Cores secundárias e primárias
·
Regiões planas e seus contornos.
·
Sistema de numeração decimal(dezenas inteiras ou
exatas)
·
Situações problemas envolvendo as quatro
operações
·
Tabuada do 2 ao 5.
·
Composição e decomposição de números.
·
Noções de divisão
·
RECURSOS
Livros,
jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras,material
dourado.
Planejamento de Ciências 3º Ano
Objetivos específicos
·
Observar, registrar e comunicar alguma
semelhança e diferença entre diversos ambiente;
·
Identificar o estado físico da água;
·
Ampliar o conceito de característica de seres
vivos;
·
Conhecer e
os órgãos dos sentidos;
·
Compreender a importância de ter hábitos de
higiene;
·
Classificar os animais em(vertebrados e
invertebrados)
·
Compreender o processo de metamorfose.
·
Conhecer os planetas que compõem o sistema solar
·
Conhecer as estações do ano.
·
Conhecer espécies da fama e flora da região comparando com as de outras
regiões.
Conteúdos de Ciências 3º Ano
·
Corpo humano, partes e funções.
·
Órgão dos sentidos
·
Higiene e saúde
·
As plantas
·
Os seres vivos e não vivos
·
Os animais
·
Água,ar e solo
·
Meio ambiente natural e construído
·
Invertebrados e vertebrados
·
Reino mineral,animal e vegetal.
·
Prevenção de doenças
·
Tipos de animais(ovíparos,vivíparos,e
ovovíparos.
·
Metamorfose
·
Animais em extinção
·
Planeta Terra e outros astros.
·
Estações do ano.
·
Preservação da natureza
·
Animais (nocivos e uteis,domésticos e selvagens)
RECURSOS
Livros,
jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de
cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.
Planejamento de História
Objetivos específicos
·
Identificação do aluno enquanto individuo de um
grupo;
·
Perceber que há semelhanças entre ele(o aluno) e
as outras crianças.(cor dos olhos,dos cabelos,da pele,altura e peso)
·
Reconhecer questões referentes a alteridade,a
discriminação,e ao preconceito.
·
Respeitar a diversidade
·
Conhecer e respeitar o modo de vida de
diferentes grupos em diversos tempos e espaços em suas manifestações
culturais,reconhecendo semelhanças e diferenças
·
Utilizar métodos de pesquisa e produção de
textos.
·
Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias
humanas presentes em sua realidade e em outras comunidades próximas ou
distantes no tempo e no espaço
·
Conhecer os direitos das crianças
·
Estabelecer relações entre os direitos da
criança e o seu cotidiano.
·
Interpretar documentos da historia pessoal
completando informações
·
Ler um calendário dos meses do ano para realizar
registros temporais.
·
Comparar o modo de vida de antigamente e o modo
de vida contemporâneo por meio de imagens.
·
Comparar as diferentes experiencias de vida em
diferentes culturas e ou tempos históricos
·
Perceber que a aprendizagem é parte importante
em toda as fases da vida dos seres humanos
·
Conhecer a importância da família;
·
Informar-se sobre diferentes formas de
organização familiares
·
Identificar membros de um grupo
familiar,evidenciando graus de parentesco entre eles
·
Identificar o papel da escola da escola no
desenvolvimento intelectual e de socialização
·
Perceber como organizar e se apropriar do espaço
da escola.
·
Reconhecer os aspectos que proporcionam um
ambiente familiar saudável ( moradia, alimentação , saúde, educação, higiene e
lazer);
Conhecer, participar e valorizar atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, políticas, religiosas entre outras;
·
Reconhecer a escola como um dos espaços de
aprendizagem da cultura brasileira e da pratica de aprendizagem da cultura
brasileira e da participação e exercício da cidadania;
·
Desenvolver a compreensão critica das datas
comemorativas e dos símbolos nacionais;
·
Reconhecer algumas permanências e transformações
sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidiana da família da escola
coletiva e no espaço de convivência;
·
Valorizar o espaço patrimônio cultural do seu
grupo social e interesses por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·
Reconhecer diferentes documentos de registros;
·
Identificar os meios de transportes e
comunicação
·
Levar o aluno a ter consciência da preservação
do meio ambiente.
Conteúdo de História
·
Como eu sou
·
Identificação
·
A criança e seu cotidiano
·
Relações familiares
·
Diversos tipos de família e moradia
·
A escola
·
Documentos de registros
·
Cidadania
·
Diversidade
·
Semelhanças e diferenças
·
Transformações sociais, econômicas e culturais
·
Datas comemorativas.
·
Avaliação-Observação e participação continuada.
RECURSOS
Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis
de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras
Planejamento de
Geografia
Objetivos específicos
·
Conhecer as dependências da escola;
·
Compreender que todos os seres e coisas tem um
nome.
·
Perceber que os nomes servem para identificar e
distinguir os seres e as coisas.
·
Favorecer a construção da identidade.
·
Perceber que as pessoas são diferentes umas das
outras.
·
Reconhecer e respeitar as diferenças culturais
entre as pessoas.
·
Desenvolver noções de lateralidade.
·
Reconhecer direita,esquerda,em frente,atras,com
relação a si mesmo e ao outro.
·
Construir noção de espaço.
·
Identificar pontos de referencia no caminho
casa-escola.
·
Conhecer e identificar alguns sinais de
transito.
·
Reconhecer uma paisagem rural e os elementos que
a compõem e a caracterizam.
·
Identificar algumas atividades econômicas
desenvolvidas no campo.
·
Caracterizar a paisagem da cidade.
·
Identificar elementos predominantes nas
paisagens urbanas.
·
Identificar a materia prima utilizada na fabricação
de produtos industrializados.
·
Conhecer a definição de litoral.
·
Identificar atividades desenvolvidas no litoral.
·
Identificar as formas de poluição do litoral.
·
Reconhecer atitudes que ajudem a preservar a
natureza.
·
Conceituar reciclagem
·
Desenvolver atitudes de cooperação por meio da
coleta seletiva e da reciclagem
CONTEÚDOS de
Geografia
·
Identificação
·
Relações familiares
·
A escola
·
Direitos e deveres dos alunos
·
Dependências da escola
·
Meio ambiente(zona rural e urbana)
·
Meio de transporte e comunicação
·
Trânsito
·
Paisagem natural e modificada.
·
Reciclagem.
·
Zona rural e zona urbana
·
Diferenças culturais
·
Noções de lateralidade
·
Paisagem do litoral
·
Formas de poluição
·
Matéria prima(produtos industrializados)
RECURSOS
Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis
de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras
Planejamento de Ensino Religioso
2º Ano
Objetivos específicos
·
Despertar o desejo de fazer boas coisas para ser
grande na vida, principalmente demonstrado alegria e gratidão a Deus por
amarmos nosso próprio e respeitar as diferenças.
Conteúdo de Ensino Religioso 3º Ano
·
Eu e os outros e Deus
Amizade, amor respeito, caridade, humildade,
solidariedade
·
Preconceito e discriminação
·
A solidariedade e o perdão
·
A família
·
Símbolos religiosos de cada tradição religiosa e
oração
·
Convivência humana
·
Respeito mútuo
·
Respeito às diferenças individuais,
·
Datas comemorativas/festas religiosas.
RECURSOS
·
Livros,jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de
cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.
Planejamento de Artes 3º Ano
Objetivos específicos
·
Incentiva a criança desenvolver sua criatividade
espontânea do lado artístico;
·
Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos
de arte por meio das próprias emoções reflexões e conhecimentos;
·
As artes visuais na produção dos alunos:
desenhos, pintura, colagem, escultura, gravuras, modelagem, instalações vídeos,
fotografias, historias em quadrinhos, produções informatizadas e outros.
Conteúdo de Artes 3º Ano
·
Artes visuais
·
Dança
·
Música
·
Teatro
·
Poesia
·
Lazer artístico.
RECURSOS
·
Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de
cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras
PLANEJAMENTO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivos específicos
·
Desenvolver habilidades corporais(correr,pular,saltar,equilibrar)
·
Desenvolver a socialização entre aluno e
professores.
·
Reconhecer noções de lateralidade.
·
Respeitar e valorizar regras
·
Desenvolver atitudes de respeito ,cuidado e de
responsabilidade com o outro e a natureza.
·
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do
movimento como:força,velocidade,resistência e flexibilidade,conhecendo os
limites e as potencialidades do seu corpo.
·
Vivenciar momentos de relaxamento conduzido.
·
Identificar e diferenciar as partes e posições do
corpo.
·
Explicar e demonstrar brincadeiras.
·
Desenvolver a coordenação motora, fina e grossa.
CONTEÚDOS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
·
Habilidades corporais
·
Socialização
·
Lateralidade.
·
Equilíbrio.
·
Jogos e brincadeiras.
·
Regras.
·
Atitudes cooperativas.
·
Dinâmicas.
·
Aquecimento
e relaxamento
·
Posições do corpo
Recursos
·
Quadra,bola,corda,dominó,aparelho de
som,bambolê,peteca,balões,pneus,jornais,revistas,sacos,fita,colher,cadeiras,apitos
etc.
AVALIAÇÃO
·
Através
das atividades propostas pelo professor e a participação contínua do aluno
PLANO DE CURSO 4º ANO
E.M.E.I.E.F. JOSUÉ DE CASTRO
Plano Anual de
2013
4º Ano “A, C,
E”
Disciplinas:
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Arte
Educação Religiosa
BURITIS-RO
2013
Língua Portuguesa
Objetivo Geral
Conhecer os
diversos tipos de linguagem, adequando à fala e a escrita nas suas diferenças:
verbal, visual, gestuais e outras mais, entendendo a importância da linguagem
para o homem lembrar que vive em sociedade.
Objetivos específicos
·
Caracterizar a linguagem como atividade em
processos reais de comunicação;
·
Identificar a linguagem como interação na
pratica social;
·
Representar idéias, sentimentos e desejos na
construção e produção da própria linguagem;
·
Ler e produzir textos em situações reais;
·
Identificar tipos de texto;
·
Compreender a leitura como processo de interação
nos recursos utilizados pelo autor do texto;
·
Entender os fatores que determinam à coerência e
coesão do texto;
·
Distinguir os diferentes procedimentos
envolvidos no ato da leitura;
·
Ampliar os recursos linguísticos disponíveis;
·
Compreender texto com informações históricas:
usos, características e macas linguísticas;
·
Identificar as principais informações publicadas
em um artigo de divulgação científica;
·
Estabelecer relações entre textos de diferentes
gêneros;
·
Entender a relação entre linguagem verbal e
visual;
·
Compreender a escolha de palavras como recurso
para dar ao texto sentidos pretendidos;
·
Compreender diferentes grafias de uma palavra
conforme seus usos e posições nas frases.
Conteúdos
·
Alfabeto;
·
Ordem alfabética;
·
Produção de texto;
·
Estrutura textual;
·
Gêneros textuais;
·
Vogais e consoantes;
·
Silaba tônica;
·
Encontros vocálicos e consonantais;
·
Dígrafos;
·
Acentuação gráfica;
·
Tipos de frases;
·
Pontuação;
·
Classes gramaticais;
·
Numeral;
·
Ortografia.
Recursos
·
Livro didático;
·
Jornais e revistas;
·
Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço,
EVA e papelão);
·
Internet;
·
Lápis de cor;
·
Tinta e pincéis;
·
Giz de cera.
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização.
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por
meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de
atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.
Matemática
Objetivo Geral
Ampliar os
conhecimentos adquiridos pelo aluno abrindo novos horizontes na aprendizagem da
matemática, fazendo do cotidiano uma de aprendizagem, onde se aplica todos os
conhecimentos adquiridos ou aperfeiçoados na escola.
Objetivos Específicos
·
Conhecer elementos básicos da numeração egípcia,
maia e romana;
·
Reconhecer o sistema de numeração decimal;
·
Conceituar números ordinais;
·
Resolver operações de adição com números
naturais;
·
Resolver operações de subtração com números
naturais;
·
Resolver operações de multiplicação com números
naturais;
·
Resolver operações de divisão com números
naturais;
·
Interpretar e resolver problemas envolvendo as
quatro operações;
·
Ler e representar frações;
·
Reconhecer os sistemas de medidas de massa,
tempo, líquido e comprimento;
·
Construir desenhos a partir de figuras
geométricas;
·
Identificar a unidade de medida em produtos
concretos;
·
Identificar a classe e ordem dos numerais;
·
Comunicar ideias matemáticas de diferentes
formas: oral, escrita, por tabelas,
diagramas e gráficos, etc;
·
Desenvolver o raciocínio estatístico coletando,
organizando e analisando informações, elaborando tabelas, construindo e
interpretando gráficos, resolvendo situações-problema simples que envolvam
dados estatísticos;
·
Desenvolver a atitude positiva em relação à
Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito
estudado.
Conteúdos
·
Diferentes tipos de numeração;
·
Números naturais;
·
Sistema de numeração decimal;
·
Classes numéricas;
·
As quatro operações;
·
Propriedades das operações;
·
Raciocínio lógico;
·
Expressões numéricas;
·
Fração;
·
Frações equivalentes;
·
Fração decimal;
·
Múltiplos e submúltiplos;
·
Unidades de medida: massa, capacidade, tempo e
comprimento;
·
Curvas simples;
·
Segmento de reta;
·
Retas concorrentes e paralelas;
·
Polígonos;
·
Geometria;
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização.
·
Quadriláteros;
·
Perímetro.
Recursos
Materiais
didáticos oferecidos pela escola como aboco, dominó, tabuada, figuras
geométricas, régua fita métrica, balança, relógio, calendário, quadro de giz,
livros didáticos, etc.
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por
meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de
atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.
CIÊNCIAS
Objetivo Geral
Compreender a
natureza em seu modo dinâmico e o ser humano como parte integrante deste processo,
sendo agente de transformação do meio em que vive e tendo amplo conhecimento
sobre o sistema solar, planetas, meio ambiente, animais, etc.
Objetivos Específicos
·
Identificar elementos do sistema solar bem como
a Terra e seus movimentos;
·
Reconhecer os estados da matéria e passagem de
cada estado;
·
Classificar os tipos de solos, identificando o
solo e subsolo;
·
Reconhecer como parte gasosa da terra;
·
Entender o vento e seus movimentos;
·
Compreender a importância da previsão do tempo;
·
Conhecer os agentes poluidores do ar;
·
Identificar tipos de plantas;
·
Reconhecer as partes das plantas e suas funções;
·
Classificar os animais de acordo com o habitat;
·
Identificar o sistema respiratório;
·
Entender o sistema digestivo;
·
Reconhecer o sistema circulatório;
·
Conhecer os alimentos e seus benefícios;
·
Classificar as vitaminas e suas contribuições;
·
Identificar os tipos de higiene física, mental e
social;
·
Identificar os tipos de contaminação no solo;
·
Entender o processo de saneamento básico;
·
Conhecer os microorganismos causadores de
doenças;
·
Identificar os tipos de vitaminas;
·
Classificar os tipos de acidentes;
·
Compreender a importância dos primeiros socorros.
Conteúdos
·
Alimentos Industrializados;
·
Vitaminas;
·
Cadeia alimentar;
·
Sistema solar;
·
Estados da matéria;
·
Mudanças de estado físico da água;
·
Ciclo da água na natureza;
·
Purificação de água;
·
O solo: A parte sólida da terra;
·
Solo e
subsolo;
·
O ar;
·
O vento;
·
Previsão do tempo;
·
Plantas e suas funções;
·
Classificação dos animais;
·
Higiene física, mental e social;
·
Meio ambiente;
·
Contaminação da terra;
·
Poluição do ar;
·
Poluição da água;
·
Coleta de lixo seletivo;
·
Saneamento básico;
·
Micro-organismos;
·
Corpo humano;
·
Sistema respiratório;
·
Sistema digestivo;
·
Sistema circulatório;
·
Acidentes e Primeiros Socorros.
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização.
Recursos
- Livro didático;
- Jornais e revistas;
- Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço, EVA e papelão)
- Internet;
- Lápis de cor;
- Tinta e pincéis;
- Giz de cera;
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo
5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos,
pesquisas e produção em sala.
HISTÓRIA
Objetivo
Geral
Ampliar os conhecimentos sobre si mesmo
e o ambiente que os rodeiam por meio da biografia e da narrativa histórica envolvendo
o encontro entre culturas continentes.
Objetivos
Específicos
·
Relatar a formação do povo brasileiro após os descobrimentos;
·
Citar características atuais da população
brasileira;
·
Interpretar o encontro entre culturas, africanas,
indígenas e portuguesas;
·
Identificar e respeitar a diversidade cultural e
religiosa do povo brasileiro;
·
Reconhecer a influencia da cultura indígena nos
hábitos humano;
·
Fazer leitura de matas de forma coerente;
·
Citar os continentes, oceanos e mares;
·
Reconhecer as migrações internas e externas;
·
Ler e interpretar gráficos de migrações;
·
Identificar a fuga de imigrantes do trabalho nas
fazendas de café;
·
Reconhecer os motivos da fuga dos trabalhadores.
Conteúdo
·
Família;
·
Fontes Históricas do município de Buritis;
·
População de Buritis;
·
Vida no campo e na cidade;
·
Símbolos do município;
·
Formação de Estado de Rondônia;
·
Diversidades da população de Rondônia;
·
Símbolos do Estado de Rondônia;
·
Formação da população brasileira;
·
Ocupação do Território Brasileiro.
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização.
Recursos
·
Livro didático;
·
Jornais e revistas;
·
Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço,
EVA e papelão);
·
Internet;
·
Lápis de cor;
·
Tinta e pincéis;
·
Giz de cera.
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por
meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de
atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.
GEOGRAFIA
Objetivo
Geral
Compreender
o espaço em que vive observandoos problemas ambientais, econômicos e culturais
desenvolvendo o senso critico sobre os grandes problemas do mundo.
Objetivos Específicos
·
Conhecer o município, lugares e sociedade;
·
Perceber-se como parte do espaço e como
sujeito social;
·
Reconhecer os espaços urbanos e rurais;
·
Identificar as condições de vida na sociedade;
·
Perceber os limites do município;
·
Compreender município, estado e país;
·
Entender o governo do município, estado e país;
·
Analisar os direitos e responsabilidades da
população;
·
Identificar a natureza no lugar onde moramos;
·
Entender os recursos naturais e suas
transformações;
·
Localizar os espaços modificados na natureza;
·
Reconhecer clima, hidrografia, relevo e
vegetação;
·
Conhecer o trabalho;
·
Entender o espaço geográfico;
·
Identificar as atividades econômicas do
município.
Conteúdos
·
O Planeta Terra;
·
O município e seus espaços;
·
Limites do município;
·
O governo do município;
·
Economia de Buritis;
·
Clima, hidrografia, relevos e vegetação de
Buritis;
·
Limites do Estado de Rondônia;
·
Formas de Governo;
·
Economia de Rondônia;
·
Clima, hidrografia, relevos e vegetação de
Rondônia;
·
Representação da Terra em movimentos;
·
Localização e organização política do Brasil;
·
Relevo do Brasil;
·
Hidrografia do Brasil;
·
Clima do Brasil;
·
Vegetação do Brasil;
·
Recursos naturais e economia brasileira;
·
Meios de transportes;
·
Meios de comunicação;
·
Gente do Brasil.
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização.
Recursos
·
Livro didático;
·
Jornais e revistas;
·
Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço,
EVA e papelão);
·
Internet;
·
Lápis de cor;
·
Tinta e pincéis;
·
Giz de cera.
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por
meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de
atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.
ARTE
Objetivo Geral
Explorar a criatividade por meio de
desenho, pintura e a expressão corporal.
Objetivos Específicos
·
Desenvolver a criatividade;
·
Expressar a arte através do corpo;
·
Identificar a arte como fatos históricos nas
diversas culturas;
·
Adquirir hábitos de leitura artística;
·
Apreciar obras de arte;
·
Cooperar em grupos;
·
Empregar corretamente as cores.
Conteúdos
- Cores primárias e secundárias;
- Desenho livre;
- Geometria;
- Ampliação de desenhos;
- Músicas;
- Ilustração;
- Folclore;
- Características Regionais;
- Retratação de Artistas;
- Diferentes tipos de esportes.
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização, recorte e colagem, dobraduras, pinturas,
mímicas, teatro, quebra cabeça, artesanato, jogos, danças, entrevistas,
palestras.
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por
meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de
atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.
ENSINO RELIGIOSO
Objetivo Geral
Reconhecer os
direitos e deveres de cada cidadão, respeitando sua religião, opção sexual e
demais.
Objetivos Específicos
·
Compreender a importância do amor uns com outros;
·
Compreender importância da preservação do meio
ambiente;
·
Identificar diferentes tipos de crenças
religiosas;
·
Noção de sociedade;
·
Conhecer direitos previstos no Estatuto da
Criança e Adolescente.
Conteúdos
·
Valorização da Pessoa Humana;
·
Meio Ambiente;
·
Respeito aos Deficientes;
·
Racismo;
·
Diferenças Religiosas.
·
Estatuto da criança e adolescente;
·
Diferentes tipos de Trabalho.
Situação Didática
Aula
explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual
e em grupo, cartazes, dramatização, filmes, documentários, poesias,
entrevistas.
Avaliação
Continua com desempenho do aluno por
meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de
atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.
Observação:
Serão contemplados no plano as datas cívicas e
projetos aderido
PLANO DE CURSO 5º ANO
ESCOLA JOSUÉ DE
CASTRO
Planejamento
anual de 2013
5º Ano
Disciplinas:
Língua
Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Arte
BURITIS
2013
Língua
Portuguesa
OBJETIVO GERAL:
- Utilizar a língua oral e
escrita para expressar sentimentos, experiências
e idéias, acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes
níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo·textos com
coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação
e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para
a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e
escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando
os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética,
entretenimento e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Ampliar a linguagem para
outras que requeiram maior grau de formalidade;
- Fazer o uso correto do
alfabeto;
- Classificar palavras
conforme a sílaba tônica;
- Ler e compreender os
vários tipos de textos;
- Produzir textos
variados: Poéticos, Informativos, Narrativos, etc;
- Revisar e reescrever os
próprios textos adequando-os a função do interlocutor;
- Diferenciar frase de
oração;
- Reconhecer os sujeitos e
predicados nas orações e textos;
- Fazer uso dos adjetivos,
pronomes, numerais e interjeições;
-Fazer uso de forma
adequada dos verbos e conjunções verbais;
- Compreender e utilizar
interjeições nas composições de frases, orações e textos;
- Explorar palavras
onomatopéicas na representação de sons e afins;
- Identificar em textos
escritos os recursos utilizados para obter determinado efeito de sentido;
- Utilização das regras de
pontuação;
- Escrever e ler palavras
ortograficamente corretas;
- Identificar palavras com
encontros vocálico, consonantal e dígrafos;
- Classificar palavras
conforme a sílaba tônica;
- Identificar os
substantivos nos textos e classificá-los;
- Usar os artigos com
clareza;
-Fazer uso dos verbos e conjunções verbais na
produção de textos.
CONTEÚDOS:
- Linguagem verbal e
visual;
- Linguagem formal e
informal;
-Gêneros textuais
-Produções textuais
-As classes gramaticais (
acentuação, silaba tônica, substantivos gêneros, números e gral, numeral, artigos,
adjetivos, advérbios, verbos e tempos
verbais, pronomes, sujeito e predicado.
-Ortografia ( s/ss, ç, x,
xc, SC, c,mas/mais,u/l em/eem, ansa/anca, eza/esa, x com som de z, haver,
ice/isse e fazer, mal/mau, onde e aonde,
etc.
-Uso dos porquês;
-Interjeições
METODOLOGIA:
- Leitura silenciosa e
oral de textos;
- Exercícios orais e
escritos de compreensão e interpretação do texto;
- Produção de textos a
partir de cenas ou gravuras;
- Produção de notícia de
jornal, a partir de um tema apresentado;
- Debates;
- Teatro;
- Utilização do
laboratório de Informática;
- Criação de um produto e
de anúncio de jornal;
- Exercícios orais e
escritos na lousa ou imprimidos de palavras com dificuldades ortográficas;
- Identificação de sinais
de pontuação em estudo;
- Trabalhos em grupos e
individuais;
- Confecção de cartazes;
- Cruzadinhas e
caça-palavras;
- Exercícios de
identificação e classificação de palavras;
- Filmes;
- Pesquisas e jornais,
revistas e livros de receitas;
- Jogos ortográficos e
gramáticos;
- Atividades lúdicas;
- Utilização de livros
didáticos
- Recortes e colagens;
RECURSOS:
- Caderno, lápis,
borracha, caneta, tesourinha, cola, régua, papel sulfite, cartolina, papel madeira,
livros didáticos, lousa, giz, apagador, apontador, jornais, revistas, livros de
receitas, TV, DVD, fita crepe, impressora, computador; Laboratório de
informática, pincéis, lápis de cor, canetinhas;
AVALIAÇÃO
- Avaliação contínua e
participativa, através da observação do desempenho do aluno nas atividades, sua
relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação dos mecanismos
de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
- Por meios de testes
bimestrais e correção das atividades e trabalhos.
Matemática
1 Objetivo
Geral:
·
Identificar os conhecimentos matemáticos como
meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter
de jogo intelectual como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito
de investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
2 Objetivos Específicos:
·
Compreender as regras do sistema de numeração
decimal, comparação, ordenação e decomposição de números naturais.
·
Analisar e interpretar as resoluções de
problemas e conceituação do significado das operações com números naturais.
·
Refletir sobre os procedimentos de cálculos que
levem a ampliação do conhecimento de resolução de operações verificações de
resultados.
·
Apresentar adição e subtração de números
racionais na forma decimal, por meio de estratégias para a resolução de
situações problema por meio de método pessoal e uso de técnicas convencionais.
·
Interpretar e compreender adição e subtração com
números decimais.
·
Reconhecer ângulos como elementos de um
polígono.
·
Estabelecer relações de semelhanças e diferenças
entre figuras.
·
Reconhecer fatos e fenômenos do cotidiano
utilizando procedimentos de organizações e expressar o resultado utilizando
tabelas e gráficos.
·
Observar, identificar e resolver cálculos
relacionados a porcentagem, estabelecendo conceitos de juros.
·
Interpretar, produzir e resolver escritas
numéricas, considerando as regras estabelecidas para a resolução das
expressões.
·
Reconhecer área das figuras.
3Conteúdos:
1-
Sistema de numeração decimal classe e ordens;
2-Operações
com números naturais;
ü Problemas;
ü As
quatros operações;
ü Números
pares e impares;
3-Expressões numéricas;
4-Números
racionais;
5
Sistema monetário
6-Números
racionais de forma fracionários
7
Porcentagem e probabilidade;
8
Divisores
9
Múltiplos
10
Números Primos
11
Medidas: comprimento, massa e capacidade.
ü
Formas geométricas, especiais e planas
12
Tratamentos das informações
ü
Gráficos e tabelas
4 SITUAÇÃO
DIDÁTICA:
·
Leitura escrita dos números;
·
Trabalhando em grupo e individual;
·
Confecção de cartazes, gráficos e tabela;
·
Dominó de tabuada;
·
Trabalhos que desenvolve raciocínio rápido;
·
Pesquisas;
·
Tarefas de casa;
·
Artes em Geometria e desenhos;
5 RECURSOS:
·
Material didático, ábaco, giz, quadro negro,
tesoura, cola, lápis de cor, cartolina, fita métrica, calculadora e régua.
·
AVALIAÇÃO
·
- Avaliação
contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas
atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação
dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·
- Por meios de
testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos.
CIÊNCIAS
Objetivo Geral
Compreender a
natureza em seu modo dinâmico e o ser humano como parte integrante deste processo,
sendo agente de transformação do meio em que vive e tendo amplo conhecimento
sobre o sistema solar, planetas, meio ambiente, animais, etc.
Objetivos específicos
_ Reconhecer as formas de representação da Terra e
identificar suas linhas imaginárias e os pontos cardeais;
_Conscientizar-se da necessidade de mudar de hábitos de
consumo de água e conseqüências de
poluição ou contaminação da água;
_ Ter atitudes de preservação e de cuidados com o solo;
_ Descobrir a importância do ar para a vida dos seres vivos;
_Agir em favor da
preservação e do cuidado com os ecossistemas;
_Conhecer os órgãos que formam um sistema e relacionar suas
funções com a função exercida por cada sistema no organismo;
__ Assumir uma atitude de responsabilidade pela manutenção
da própria saúde e da saúde coletiva;
Identificar a transformação de energia na cadeia alimentar;
Entender de onde vem a energia elétrica, como ela é
produzida e distribuída.
Conteúdo
_ A Terra
ü
Representação do planeta Terra suas linhas
imaginárias e os pontos cardeais;
_ A Água
_ O Solo
_O Ar
_ Os seres vivos e suas relações com o ambiente
_Nosso corpo: Organização e funcionamento
_Corpo Humano: Regulação,
reprodução e manutenção da saúde
_Tipos de energia
_Energia elétrica
Metodologia
_ Aulas expositivas e dialogadas.
_ Trabalhos individuais em grupo.
_ Pesquisas em livros,bibliotecas e etc.
_ Sala do Pro Info.
_ Confecção de cartazes.
_ Atividades extra classe.
_ Observação de mapas e globo terrestre.
_ Leituras complementares.
_ Utilização de jornais,livros e revistas.
_ Jogos e quebra-cabeças.
Recursos
_ Quadro de giz.
_ Livros didáticos.
_ Livros,revistas e jornais.
_ Aparelhos DVD,SOM eTV.
_ Sala Pro Info.
_ Torço humano.
_ Mapas do corpo humano.
_ Materiais cedidas pela escola.
Avaliação
·
- Avaliação
contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas
atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação
dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·
- Por meios de
testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos.
HISTÓRIA 5 ANO
Objetivo Geral
·
Refletir, analisar e problematizar a história
enquanto parte integrante da vida de cada um, de forma a possibilitar uma
compreensão sistemática e crítica da realidade e compreender ainda, o tempo
histórico, as transformações e mutações da realidade, bem como, saber
contextualizar os acontecimentos passados no presente.
Objetivos específicos
·
Recuperar a história pessoal por meio de relatos
orais, escritos, etc., valorizando positivamente sua experiência de vida;
·
Conhecer
os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de
nascimento, RG, título de eleitor, etc.)
·
Valorizar as diversas etnias e culturas
presentes na Constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição
na formação da identidade brasileira.
·
Identificar traços culturais característicos de
diferentes regiões brasileiras;
·
·
Desenvolver e incentivar o gosto pelas tradições
culturais, valorizando o patrimônio coletivo e as contribuições pessoais;
·
Observar mudanças ocorridas em aspectos da
cultura no passado e no presente ( concepções cientificas, tecnologias, formas
de trabalhos, hábitos alimentares, padrões de moralidades, expressões
artísticas,etc.)
·
Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade
cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitude
isenta de preconceitos;
·
Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes
do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território;
·
Conhecer os traços culturais dos principais
grupos étnicos africanos presentes no Brasil, valorizando-os enquanto elementos
constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira, em como
reconhecer também traços culturais de
outros imigrantes;
·
Relacionar influências culturais aos movimentos
migratórios na História do Brasil;
·
Analisar causas dos movimentos migratórios
rural-urbano e inter-regional no Brasil;
Conteúdos
·
Identidade: todos nós temos uma história de
vida;
·
Cidadania: a importância dos documentos;
·
Povo Brasileiro: Formação do povo brasileira;
·
Indígenas e portugueses: os donos da terra e os
conquistadores;
·
Os Africanos e o Brasil;
·
O Brasil e os imigrantes;
Procedimentos Didáticos
·
Leitura de textos para obtenção de informação e
conhecimento;
·
Pesquisa em livros diversos, bem como, na
internet, mapas, entre outros;
·
Debates e discussão sobre o tema abordado;
·
Realização de trabalhos em grupo e individual
acompanhados pelo professor ou extraclasse;
·
Confecção de cartazes e exposição de trabalhos;
·
Aula expositiva e dialógica;
·
Realização de atividades no caderno;
·
Jogos, brincadeiras e dinâmicas.
·
Utilização das atividades dos livros didáticos e
outros para o desenvolvimento dos conteúdos
·
Atividades de interpretação de textos oral e
escrita;
·
Recortes, colagens e exposição dos trabalhos
para melhor compreensão dos conteúdos;
·
Realização de entrevistas com
convidados/especialistas/profissionais entre outros;
·
Correção das atividades na lousa e vistadas no
caderno, salientado as diversas maneiras de chegar à resposta, valorizando todo
o processo realizado;
·
Formulação e resolução de questionário;
·
Apresentação de trabalhos realizados pelo aluno;
·
Analise crítica dos textos em estudos;
·
Entrevistas e coleta de informações sobre temas
em estudos;
·
Utilização da Constituição Federal e/ou outras
leis menores para melhor compreensão dos conteúdos;
·
Exposição feita pelos alunos de suas
histórias/experiências de vida relevantes aos temas trabalhados;
·
Utilização de salas de vídeos, informática,
biblioteca, etc.,
·
Visitação a locais públicos e/ou históricos na
região;
·
Exploração de mapas;
·
Levantamentos de fontes históricas da nossa
região;
Recursos
·
Quadro;
·
Giz;
·
Atividades Mimeografadas/xerocadas;
·
Estêncil, álcool, sufites;
·
Objetos;
·
Lápis;
·
Borracha;
·
Caderno;
·
Livros;
·
Jornais;
·
Revistas.
·
Computador;
·
Internet;
·
Data show;
·
Músicas;
·
Filmes;
·
Calculadora;
·
Cartolinas;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Mapas;
·
Jogos diversos;
·
Recursos humanos: aluno, professor; e outros;
·
TV, vídeo, aparelho de som, entre outros.
Avaliação
Portanto, a avaliação se faz de forma diversificada,
utilizando várias formas de instrumentos:
- Observação e registro
- Provas, testes e trabalhos.
- Autoavaliação
- A realização de atividades propostas no dia a dia
5º ANO
GEOGRAFIA
OBJETIVO
GERAL:
Compreender o espaço em que vive
observando os problemas ambientais, econômicos e culturais desenvolvendo o
senso critico sobre os grandes problemas do mundo.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
-Identificar o
processo de construção do território brasileiro, á distância e diferentes
paisagens;
-Compreender
como ocorre a divisão dos territórios terrestres usando as coordenadas
geográficas e escalas de medidas;
-Identificar o
Brasil na América do Sul;
-Compreender
que o Brasil esta inserido no espaço mundial, participando dos fluxos
comerciais, migratórios e político-diplomáticos;
CONTEÚDOS:
Brasil: um
país de muitas diversidades,
A divisão
política e regional do Brasil,
As 5 regiões(
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)
O Brasil na
America do sul;
O Brasil no mundo
METODOLOGIA:
-Leitura de
conteúdos com os temas propostos;
-Trabalhos
individuais e em grupo;
-Confecções de
cartazes;
-Atividades
extra classe;
-Analisando
mapas, globos terrestres e planisférios;
-Pesquisa em
livros, biblioteca municipal e sala de Proinfo;
-Jogos
educativos;
-Atividades
propostas no livro didático;
-Utilização do
quadro de giz nas atividades propostas
RECURSOS:
- livros
didáticos, quadros de giz, mapas, globos, planisférios, jornais revistas, sala
do proinfo biblioteca, tv, aparelho de som, dvd, papel sulfite, cartolina, e
matérias cedidos pela escola.
AVALIAÇÃO:
·
- Avaliação
contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas
atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação
dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·
- Por meios de
testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
Objetivo geral:
- Conhecer as diversas concepções de mundo, presentes nas diferentes tradições religiosas, envolvendo os aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais, compreendendo a origem dos textos, ritos e símbolos sagrados na história das tradições religiosas e promover, ainda, por meio da informação, reflexão e vivência de valores morais, éticos e religiosos, o diálogo inter-religioso e, consequentemente, a superação de preconceitos.
Habilidades
- Respeitar e reverenciar às crenças do outro;
- Superar os preconceitos;
- Reconhecer o valor da alteridade em seus relacionamentos interpessoais;
- Conscientizar-se da responsabilidade pelo seu próprio crescimento espiritual e ético;
- Desenvolver o diálogo com segurança e sem proselitismo;
- Disponibilizar-se ao diálogo;
- Compreender a importância do silêncio interior para aprender a ouvir o outro (escuta profunda);
- Valorizar o conhecimento, de povos antigos, historicamente acumulado;
- Refletir sobre os vários pontos de vista existentes em seu meio escolar, profissional e familiar;
- Manifestar suas opiniões, sentimentos respeitando as opiniões e sentimentos dos outros;
- Ter consciência das consequências de suas ações,individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza;
- Avaliar o próprio comportamento ante a maneira de encarar os seus erros e os dos outros;
- Valorizar a troca de idéias e opiniões;
- Cooperar com os outros;
- Construir autoconfiança / autoestima;
- Autoconhecer;
- Refletir sobre adoção de atitudes de repúdio às discriminações;
- Questionar a realidade que o cerca;
- Adquirir a doção de atitudes de solidariedade, justiça, valorização das amizades;
- Refletir sobre a responsabilidade de cada um na sociedade;
- Refletir sobre as desigualdades de oportunidades em nossa sociedade;
- Conscientizar sobre a influência do consumo na vida das pessoas;
- Valorizar as histórias de
vida para a compreensão da trajetória sócio-histórica os povos que
construíram o país.
Conteúdos
- Alteridade
- O valor da
diversidade.
- O valor da
liberdade e dignidade humana.
- Atitudes que
promovem a paz entre as pessoas no mundo.
- Diferentes
percepções do conceito de violência.
- Símbolos
- Utilidades e lembranças importantes da vida
das pessoas.
- Significados dos símbolos, unindo e separando
as pessoas.
- Limites éticos
- Princípios
norteadores do comportamento ético individual.
- Conceito de
liberdade.
- Princípios
éticos de algumas Tradições Religiosas.
- Unidade, fé e vida: coerência e autenticidade
entre o que se acredita e o que se vive.
- Determinações das
Tradições Religiosas na vida prática das pessoas
- O ser humano
se autoconstrói, é aquilo que acredita e que pensa ser.
- O vir a ser:
a possibilidade de mudança, em vistas de uma vida melhor.
- Tradições Religiosas
- Valor da religião na vida das pessoas.
- Motivos para
a existência de vários grupos religiosos.
- Influência das culturas nas religiões dos
povos.
- Fenômeno
religioso é universal.
- Revelação e construção
do texto sagrado oral e escrito
- Diferentes
modos de interpretação dos textos sagrados.
- As verdades
sagradas orientam o estilo de vida das pessoas.
- Experiência
religiosa dos ancestrais e a revelação dos textos sagrados.
- Revelação
dos textos sagrados em tradições do oriente e do ocidente.
- Textos
sagrados: celeiros da sabedoria universal.
- A análise e
a hermenêutica atualizada dos textos sagrados.
- Construção da idéia do
Transcendente no espaço e no tempo
- O
Transcendente na vida das pessoas.
- O
Transcendente e o sentido da valorização da vida.
- Espaço sagrado
- Espaço
sagrado e espaço profano.
- Função do
espaço sagrado.
- O peregrino
ou romeiro e suas práticas devocionais.
-
Manifestação do sagrado (hierofania)
- Verdades de fé
- Influência das crenças religiosas na vida
prática das pessoas.
- Criação dos
mitos.
- Mitos de
criação do mundo e do homem.
- Espiritualidade
- A
espiritualidade e a busca do autoconhecimento.
- Vida além morte
- Sentido da
vida.
- Diferentes formas de cuidado com a vida.
- Sentido da
vida perpassado pelo sentido da vida além morte.
- Respostas
elaboradas pelas Tradições Religiosas, para a vida além morte: ressurreição,
reencarnação, ancestralidade e nada.
Procedimentos Didáticos
- Diálogo a partir das reflexões sobre ações concretas.
- Estabelecimento de relações entre o contexto histórico do presente e acontecimentos do passado.
- Interpretação e comparação das diferenças entre vários tipos de textos escritos e orais: parábolas,
mitos, histórias.
- Observação e análise de letras de músicas enfocando questões sociais, como Vida de Gado, por
exemplo.
- Entrevistas com familiares coletando informações sobre o valor da religião.
- Coleta de objetos significativos para os familiares (símbolos) para socialização na classe, como: fotos, livros, medalhas.
- Análise de comportamentos considerados inadequados, levantando hipóteses e discutindo-os em grupo.
- Audição e apreciação de músicas percebendo como a melodia envolve.
- Participação em dinâmicas.
- Reflexão sobre o significado do termo Transcendente (diferente de metafísica).
- Pesquisa das histórias de vida de pessoas que viveram em função de sua fé no Transcendente e pelas causas humanitárias modificando a sociedade(Abraão, Moisés, Sidarta Gautama, Zaratustra,Confúcio, Jesus, Maomé, Lao-tsé, Gandhi, Martin Luter King, Nelson Mandela, Martinho Lutero, Madre Teresa de Calcutá...).
- Confecção e montagem de painéis.
- Apreciação de obras de arte.
- Audição de músicas para sensibilização.
- Participação nas atividades de sensibilizações/dinâmicas de grupo.
- Socialização de dados coletados.
- Elaboração de álbum.
- Recortes e colagens.
- Elaboração de questões polêmicas para serem discutidas em grupo.
- Análise e discussão sobre tema apresentado em filme assistido, relacionando-o ao cotidiano.
- Análise de programas televisivos avaliando de maneira crítica os tipos de mensagens transmitidas, relacionando-as aos comportamentos observados no nosso cotidiano, idealizados pela mídia(massificação).
- Pesquisa sobre os diferentes rituais significativos para as principais Tradições Religiosas (banho de purificação no rio Ganges – Índia, batismo cristão, rituais de ano novo...).
- Registro de memórias (recuperação da história de vida).
Recursos
- Quadro;
- Giz;
- Atividades Mimeografadas/xerocadas;
- Estêncil, álcool, sufites;
- Objetos;
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Livros;
- Jornais;
- Revistas.
- Computador;
- Internet;
- Data show;
- Calculadora;
- Cartolinas;
- Tesoura;
- Cola;
- Filmes;
- Músicas;
- Jogos diversos;
- Recursos humanos: aluno, professor; e outros;
- TV, vídeo, aparelho de som, entre outros.
Avaliação
Portanto, a avaliação se faz de forma diversificada,
utilizando várias formas de instrumentos:
- Observação e registro;
- Provas, testes e trabalhos;
- Autoavaliação;
- A realização de atividades propostas no dia a dia.
ARTE
Objetivo Geral
Explorar a criatividade por meio de
desenho, pintura e a expressão corporal.
Objetivos Específicos
·
Desenvolver a criatividade.
·
Expressar a arte através do corpo.
·
Identificar a arte como fatos históricos nas
diversas culturas.
·
Adquirir hábitos de leitura artística.
·
Apreciar obras de arte.
·
Cooperar em grupos.
·
Empregar corretamente as cores.
Conteúdos
- Cores primárias e secundárias;
- Desenho livre
- Geometria
- Ampliação de desenhos
- Músicas
- Ilustração
Situação Didática
Aula explicativa, dialógica e
expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes,
dramatização, recorte e colagem, dobraduras, pinturas, mímicas, teatro, quebra
cabeça, artesanato, jogos e danças.
Avaliação
·
- Avaliação
contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas
atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação
dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·
- Por meios de
testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO