DOCUMENTOS

PLANO DE CURSO EDUCAÇÃO INFANTIL



MÚSICA
OBJETIVO GERAL
Proporcionar condições para a criança desenvolver o seu auto-conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, respeito cooperativo e amizade; oferecendo oportunidade para criança desenvolver-se no espaço cognitivo, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Participar de brincadeiras cantadas e ritmos.
Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos do mundo.
 Desenvolver expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da interpretação da música.
Explorar, brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Escutar músicas variadas.
Participar em situações que integram músicas e movimentos corporais.
Criar momentos em que se faça necessário o uso de brincadeiras de roda, rimas representações folclóricas.
Apresentar repertório musical que abrange música popular, folclórica, religiosa e em coral.
Desenvolver diversos movimentos e suas articulações com elemento da linguagem musical.
CONTEÚDOS
Coordenação motora,
Movimento corporal,
Lateralidade
Coreografia
Apreciação musical
Atividade oral

ESTRATEGIA
Músicas diversas que movimentem o corpo com desenvoltura e ritmo.
Criar música, paródia, rimas, entre outros.
Cantiga de roda
Ouvir música clássica
Danças
Dramatização
Coral
Imitar sons
Coreografias


















ARTES
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Interagir com materiais e procedimentos variados em artes visuais. Danças, músicas e teatro.
Representar figuras por meio de desenhos elaborados pelas crianças.
Fazer exposições de artes por diversos meios como: livros de artes, revistas e filmes.
Fazer leituras de artes a partir da observação e interpretação oral de imagens e objetos.
 Organizar e cuidar dos materiais no espaço físico da sala.
Valorizar suas próprias produções e das outras crianças.
Explorar e utilizar materiais necessários para desenhar, pintar e modelar.
Desenvolver uma forma pessoal de expressão.
Manusear materiais como: bola de tamanhos diferentes e bambolê, ampliando assim suas habilidades motoras.

CONTEUDOS
Desenhos, Desenho livre,
Cantigas de roda,
Músicas,
Recortes e colagem,
Montagem,
Modelagem,
Ruídos,
Qualidades de som,
Dramatização,
Coordenação motora,
Linguagem oral,
Regra,
Percepção visual, auditiva,
Ordem,
Dobraduras,
Sucatas,
Jogos.
ESTRATÉGIAS                                                                                  
Fotos
Paisagens
Desenhos livres
Pinturas
Colagens
Modelagem
Recortes
Dobraduras
Montagem
Materiais da natureza












MATEMÁTICA

OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Desenvolver a capacidade de comparar quantidades e números.
- Valorizar trocas de experiências apartir de situações reais.
- Observar o uso dos números assim com as formas e símbolos em suas diferentes formas de grandezas e medidas.
- Relacionar o uso dos números assim com as formas de grandezas e medidas.
- Classificar elementos em diferentes critérios como cor, forma, tamanho, tempo, velocidade, peso e temperatura.
- Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso de contagem.
- Manusear cédulas de dinheiro de brinquedos para faz de conta.
- Verbalizar numa série de números o primeiro, o último, antes e depois.

CONTEÚDO
- Contagem.
- Simbolização, cálculo mental.
- Escrita de números até dez, apresentando um número por vez.
- Operações matemáticas através de materiais concretos.
- Seriação de objetos.
- Sistema Monetário Brasileiro.
- Agrupamentos, conjuntos e pares.
- Números e noção de sistema de numeração ordinal.
- Situações problemas.
- Noções de Grandezas e medidas.
- Noções de tamanhos e volumes (grande, pequeno, maior, menor, alto, baixo, cheio, vazio).
- Noções de peso. (pesado, leve, quilo, meio quilo).
- Noções de temperatura. (quente, frio, gelado).
- Noções de velocidade. (rápido lento).
- Noções de tempo. (amanhã, ontem, hoje, semana, mês, ano, hora, calendário, dia e noite).
- Cores.
- Espaço e formas.
- Percepção auditiva e visual.
- Formas geométricas.
- Lateralidade (direita e esquerda).
- Direção (frente e atrás, em cima, em baixo e ao lado).
- Distância. (perto e longe).

ESTRATÉGIAS
- Escrita, contagem e representação de números.
- Uso de materiais concretos.
- Resolução de problemas orais.
- Representação de tamanhos e volumes, temperaturas, velocidade, tempo e peso no concreto.
- Promoção de situações para o uso do sistema monetário através do lúdico.
- Brincadeiras que envolvam lateralidade.
- Pintura de desenhos com cores delimitadas.
- Recortes e colagens.
- Uso de sucatas.
- Bingo.
- Calendário.
- Listas.
- Modelagem.
- Ditado de números.
-Problemas envolvendo o cotidiano.

MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar a criança expressões próprias pelo movimento. Que sejam capazes de se organizar no espaço que amplia suas possibilidades expressas utilizando gestos diversos e ritmos corporais, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentam diferentes qualidades e dinâmicas do movimento. (força, velocidade, resistência e flexibilidades).
- Desenvolver na criança o movimento corporal harmônico.
- Observar a capacidade e a possibilidade de movimento individual da criança.
- Valorizar a apreciação das manifestações expressas.
- Desenvolver a interação e o respeito com o grupo.
- Valorizar a expressão livre respeitando as diferenças individuais no espaço das atividades e no lazer.
- Desenvolver atividades corporais adotando atitudes cooperativas e de solidariedade sem discriminar os colegas pelo desempenho ou razão física.
ESTRATÉGIA
- Música
- Dança
-Brincadeiras
- Jogos
- Atividades Lúdicas
- Brinquedos
- Mímicas
- Recreação
- Teatro
- Filmes

NATUREZA E SOCIEDADE
- Reconhecer e utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo.
- Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar onde vive.
- Reconhecer as modificações feitas pelo homem.
- Perceber os cuidados necessários a preservação da vida e do meio ambiente.
- Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas e animais e sua importância para a sociedade.
- Identificar os seres vivos.
- Conhecer a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável.
- Valorizar atividades relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
- Conhecer os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
- Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade.
- Conhecer as diferentes fontes de informações e meios de transportes, utilizados pela sociedade.
- Conhecer algumas placas de sinalização     SD’11’ regras do trânsito
- Utilizar normas de higiene para prevenir doenças.
- Reconhecer, motivar o interesse e respeito pela família e a sua história.

CONTEÚDOS
- Conceitos, fatos e princípios.
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentidos.
- Os lugares e as paisagens.
- Meio ambiente.
- Fenômenos da natureza.
- Meios de comunicação.
- Meios de transportes.
- Tipos de moradia.
- Modo ser, viver e trabalhar.
- Saúde.
- Higiene.
- Alimentação.
- Família.
- Profissões.
- Datas Comemorativas.
- Estações do ano.
- Boas maneiras.
- Projetos.

ESTRATÉGIAS

Recorte e colagens
Observação do meio ambiente
Desenhos
Construção de maquete
Histórias
Modelagem
Cartazes
Plantio (sementes)
Catalogação de folhas.






LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar o uso da linguagem em conversas, brincadeiras, relatando suas vivências em situações cotidianas.
- Despertar o interesse em produzir oralmente palavras, advinhas, poemas e músicas.
- Reconhecer e representar as letras do alfabeto.
- Identificar e representar o nome e a sua história.
- Motivar o interesse pela escrita de palavras ainda que não de forma convencional.
- Produzir histórias oralmente e através de desenhos.
- Oportunizar o diálogo para desenvolver habilidades de expressar-se com clareza e nitidez.
- Desenvolver a afinidade para que as crianças tenham uma relação amigável com os colegas e professores e toda a sociedade que o rodeia.

CONTEÚDO
- Linguagem oral e escrita
- socialização
- Diálogo
- Interpretação oral
- Organização e escrita do nome
- Pequenos textos
- Datas comemorativas
- Alfabeto
- sílabas simples

ESTRATÉGIAS
- Músicas
- Cópia do próprio nome
- Ilustração de pequenos textos
- Jogos
- Leitura de livrinhos
- Recorte e colagem
- Desenho livre
- Trabalho em grupo
- Recreação
- História Narrada
- Cartazes
- Crachás
- Uso do alfabeto móvel
- Diferentes tipos de textos (poesia, história em quadrinhos).
- Atividades impressas.



 PLANO DE CURSO 1º ANO

  

                                                   LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVO  GERAI;


*Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Desenvolver a afetividade para que as crianças tenham uma relação com os colegas e professores e toda sociedade que rodeia.
* Identificar, conhecer e escrever o  nome.
*Produzir pequenos textos orais e escritos.
*Desenvolver a linguagem oral e corporal, como forma de atuação social no mundo e exercício de cidadania.
*Desenvolver a percepção visual auditiva, equilíbrio e linguagem oral.
*Oportunizar o diálogo para desenvolver habilidades de expressar-se com clareza e sem timidez.
*Desenvolver a coordenação motora.
*Escrever, diferenciar e conhecer as letras do alfabeto.
*Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
*Compreender
a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
*Respeitar as identidades e as diferenças.
*Utilizar-se
das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
*Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
*Identificar
o tema de um texto.


CONTEÚDOS:

*Socialização
*Coordenação motora
*Historia do nome
*Expressão oral e corporal
*Letras do nome
*Alfabeto
*Vogais
*Formação de sílabas palavras e frases.
*Descrição de gravuras produção de pequenos textos orais e escritos.
*Leituras de histórias, símbolos e gravuras, espaço e lateralidade.
*Modelagem músicas e ritmos.
*Trava língua.
*Adivinhações, poemas, parlendas e fábulas.
*Reprodução de histórias.


ESTRATÉGIAS:

*Trabalhos em grupos e individual.
*Jogos, bingos e dominós.
*Roda de conversas.
*Cantigas de roda.
*Recortes e colagem
*Pinturas e desenhos
*Histórias diversificadas
*Confecção de cartazes.
*Dança.
*Brincadeiras.
*Adivinhas e quadrinhas.


RECURSOS:

Jornais, revistas, livros, gibis, pinceis, tintas, lápis preto e coloridos, borrachas, estilete. Cola branca, sulfito, impressora, computador, televisor, CD, DVDs, massa de modelar, garrafas pets, gravuras, cartolina, alfabeto móvel, quadro branco, pinceis e tesouras.


AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.







                                              MATEMÁTICA.


OBJETIVO  GERAL.


Proporcionar métodos que desenvolva o pensar lógico, critico e criativo, construindo o conhecimento simbólico e numérico da matemática. Despertando confiança em sua capacidade e estratégias para lidar com as diferentes situações matemática, tendo como base seus conhecimentos prévios.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Reconhecer e identificar diferentes cores e posição de objetos.
*Identificar direções / sentidos diferentes.
*Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos.
*Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações problemas que envolva as ideias de juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração.
*Ter confiança em sua própria estratégia e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
*Fazer leitura e escrita de qualquer numero da sequencia trabalhada reconhecer a posição de elementos dentro dessa sequencia, ordená-los do maior para menor e vice versa.
*Conhecer e identificar formas geométricas (quadrado, retângulo, triangula e circula).
*Conhecer as principais moedas do sistema monetário brasileiro.
*Perceber a diferença entre os números ordinais e arábicos.


CONTEÚDOS:

*Números de 0 a 100.
*Adição.
*Subtração.
*Dúzia e meia dúzia.
*Lateralidade.
*Contagem oral
*Noções simples de cálculo.
*Sucessor e antecessor.
*Quantidades.
*Cores.
*Igual, diferente, maior e menor.
*Sistema de numeração decimal
*Formas geométricas
*Ordem crescente e decrescente.
*Sequencia numérica.
*Dezena e meia dezena.
*Situações problemas envolvendo adição e subtração.
*Escrita numérica.
*Espessura.
*Noção de tamanho, altura e diferença.
*Comprimento
*Sistema monetário.
*Calendário (dia. Semana, mês e ano.).

                                                              
ESTRATÉGIAS:

*Trabalhos em grupos e individual.
*jogos.
*Pinturas e desenhos.
*Música e dança.
*Construção de cartazes, recorte e colagem.
 *Atividades lúdicas.
*Brincadeiras dirigidas.


RECURSOS:

Tampas de garrafas, papéis, sementes, palitos, quadro branco, pinceis, lápis colorido, régua, tinta guache, fichas de números, tesouras, livros didáticos, moedas, canudos, barbantes, fita métrica, dominó, baralho, dama, bingo, garrafas pets, cartolina, sulfito, computador, impressora, calendário, cola.


AVALIAÇÃO:
 
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.









CIÊNCIAS NATURAIS:


OBJETIVOS GERAIS:

Conhecer e cuidar do próprio corpo valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidades em relação a sua saúde e a saúde coletiva.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


*Desenvolver no aluno o hábito de boas maneiras.
*Relatar formas de cuidados higiênicos.
*Priorizar a importância de uma vida saudável.
*Conhecer a importância da alimentação no dia a dia.
*Observar e comparar paisagens.
*Conhecer formas de prevenir acidentes e ter noções básicas de primeiros socorros.
*Observar mudanças de tempo.
*Conhecer a importância do meio ambiente.
*Identificar seres vivos e não vivos.
*Identificar as partes do corpo.
*Saber a importância da água em nossa vida.


CONTEÚDOS:

*Cuidados higiênicos.
*Alimentação.
 *Prevenção de acidentes.
*Animais selvagens e domésticos.
*Primeiros socorros.
*Partes do corpo.
 *Natureza.
*Órgãos dos sentidos.
*Fenômenos da natureza.
*Meio ambiente.
*Seres vivos e não vivos.
* Água.
*Boas maneiras.
*Plantas.
*Estações do ano.
*Corpo humano.


ESTRATÉGIAS.

*Pesquisas.
*Aulas dialógicas e esportivas.
*Trabalhos em grupos e individual.
*Roda de conversa.
*Confecção de cartaz.
 *Desenhos e pinturas observação do ambiente e brincadeiras.


RECURSOS:


Papéis variados, jornais, livros de recortes, livros didáticos, rótulos, quadro branco, pinceis anatômicos, cartolinas, cola branca, lápis colorido, lápis preto, borrachas, estilete, canetinhas, giz de cera, massinha de modelar, sulfito, DVD, televisor, computador, impressora, aparelho de som, sucata, régua e garrafas pets.

AVALIAÇÃO:


A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.










GEOGRAFIA E HISTÓRIA:


OBJETIVO GERAL:


*Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos e demonstrar curiosidades pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


*Valorizar a escola como espaço de aprendizagem social.
*Conhecer as culturas populares.
*Reconhecer diferentes tipos de moradias.
*Observar as diferentes profissões.
*Conhecer a própria identidade.
 *Identificar as pessoas da família.
*Reconhecer a importância de desenvolver hábitos saudáveis que garanta boas condições de saúde.
* Participar dos projetos desenvolvidos em sala de aula e os demais em que toda escola notifica.
 * Valorizar e respeitar as diferenças raciais.



CONTEÚDOS:


*Brincadeiras.
*Histórias.
*Moradias.
*Diversidades culturais.
*Meios de transportes.
*Meios de comunicação.
*Datas comemorativas.
*Escola.
*Família
*Profissões.


ESTRATÉGIAS:


 Pesquisas e trabalho em grupo, Rodas de conversa, Filmes, Cartaz, Cantiga de roda, Confecção de cartazes, desenhos e pinturas, recorte e colagem e passeio.

RECURSOS:


Quadro branco, pincéis, televisor, DVD, cd, computador, impressora, sulfito, lápis colorido, cola branca, cartolina, papel crepom, papel madeira, livros didáticos, jornal, revistas, apontador, barbante, sucatas, régua e grãos.


AVALIAÇÃO:


A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.






EDUCAÇÃO FÍSICA:





OBJETIVO GERAL:


*Estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais, através do movimento.
*Formar cidadão crítico e participativo, que saiba compreender e usar seu corpo sadiamente, percebendo se como ser integral, com formação humanista cristã.
*Melhorar a aptidão física por meio da prática de habilidades motoras fundamentais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


*Identificar-se como membro do grupo, respeitando regras básicas.
*Desenvolver a coordenação motora através do estímulo visual e auditivo.
*Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com a mesma uma relação afetiva e de habilidades espaço-temporal e equilíbrio.
*Acompanhar ritmos variados através da música e a expressão corporal.
*Trabalhar o senso de respeito comum.
* Aprender a competir de forma saudável.
* Desenvolver habilidades psicomotoras, percepção espacial e auditiva.


CONTEÚDOS:


*Jogos
*Passar anel
*Queimadas
 *Futebol andar, correr, pular.
*Pular corda.
*Amarelinha.
*Competição.
*Cantigas de roda.
*Corrida no saco.
*Boliche.


ESTRATÉGIAS:


*Atividades em grupos.
*Atividades lúdicas.
*Brincadeiras livres e dirigidas.
*Gincanas.
*Musica e dança.


RECURSOS:


 Quadra, bola, garrafas pets, corda, sacos,  recursos humano, caixa de som, microfone, cds.


AVALIAÇÃO:
A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.

                                                                





ARTES E ENSINO RELIGIOSO.


OBJETIVO GERAL:


      *Proporcionar o desenvolvimento, o pensamento artístico que caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das crianças por meio da arte. Ampliando a sensibilidade, percepção, reflexão e a imaginação.
*Oportunizar o educando através de ações diárias, situações que os levem a desenvolver relações de amizades, buscando construir vínculo de respeito, partilha e coleguismo a fim de formar seres mais fraternos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Interagir com materiais e procedimentos variados em artes visuais (danças, músicas e teatro).
*Representar figuras por meio de desenhos elaborados pelas crianças,
*Fazer exposições de artes nos diversos meios, como: livros de artes, revistas e filmes.
*Fazer leitura de artes a partir da observação e interpretação oral de imagens e objetos.
*Valorizar suas próprias produções e das outras crianças.
*Explorar e utilizar de materiais necessários para desenhar, pintar e modelar.
*Manusear materiais de tamanhos e formas diferentes como forma de ampliar suas habilidades motoras.
*Oportunizar aos educados diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, possam desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
*Propiciar o desenvolvimento de virtudes e valores indispensáveis à formação humana, para melhor atuação da vida em sociedade.
*Estimular a imaginação, expressão e a sensibilidade para entender e aceitar o diferente.
*Oportunizar dinâmicas que possibilitem aos educados valorizar e participar de atividades de resgate das brincadeiras infantis, para que através da ludicidade, possam demonstrar atitudes de amizade, cooperação e respeito.


CONTEÚDOS:


*Artes visuais;
*Músicas;
*Teatro;
*Danças;
*Jogral;
*Histórias bíblicas;
*Pintura;

ESTRATÉGIAS;


*Através de atividade individual e em grupo.
*Conversa formal e informal.
*Roda de conversa.
*Confecção de cartazes.
*Pintura, recorte e colagem.
*Produção e reprodução de história.
*Produção de artes com sucatas.
*Apresentação de peças teatrais.
*Diversão através de música e dança.
*Concentração, atenção e a percepção através de aula de vídeo e histórias lidas e contadas.

RECURSOS:


*Livros de histórias infantis.
*Televisão, vídeo, CDs e DVDs.
*Cartolina, sulfeto, lápis colorido, giz de cera, massa de modelar, pincéis, tinta guache, papel crepom, cola, tesoura, sucata, régua e quadro branco.


AVALIAÇÃO:


A avaliação terá a função de acompanhar o desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades. Ela será continua, dinâmica e diagnóstica sendo através da observação das atividades propostas.




FIM



PLANO DE CURSO 2º ANO


Prefeitura Municipal de Buritis
Secretaria Municipal; de Educacao Cultura e Esporte
EMEIEF Josue de Castro



PLANO DE CURSO ANUAL

2º ANO






Espera pelo Senhor,tem bom animo,

e fortifique-se o teu coração,espera, pois,pelo senhor.Salmos 27.14



PROFESSORES

Ana P.Martello
Dislaine
Kelly
Rogiana
Sandra
Vania

Supervisora
angela


Buritis-RO
2013


Planejamento de Língua Portuguesa

Objetivos específicos

·         Desenvolver capacidades necessárias a leitura com fluência e compreensão;
·         Ler de forma independente texto, cujo conteúdo e forma são familiares;
·         Identificar letras maiúsculas e minúsculas;
evoluir da espontânea para a base alfabética na representação simbólica da língua escrita;
·         Conhecer entender e usar os substantivos em seu gênero, número, e grau e os adjetivos;
·         Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras, etc.
·         Refletir sobre as possíveis alternativas da grafia, comparando com a escrita convencional, tornando progressivamente consciência do funcionamento da ortografia;
·         Produzir textos escritos de gêneros diversos ( cartas, bilhetes, convites, poema, música, trava- língua, quadrinha, etc);
·         Observar e empregar o uso característico da pontuação nos diferentes gêneros;
·         Reescrita de textos produzidos, estimulando o aprimoramento dos aspectos  ortográficos;
·         Exercitar a ordem alfabética como uma das formas de organização das palavras
·         dentificar sinônimos e antônimos das palavras;
·         Identificar quantidade de s

Conteúdos de Língua Portuguesa
·         Alfabeto
·         Escrita e leitura
·         ordem alfabética
·         Formação de palavras
·         Produção de frases e textos
·         produção de textos e leitura de gêneros textuais
·         Sinais de pontuação
·         Substantivos próprios e comuns
·         Gênero substantivos: masculino e feminino
·         Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo
·         Adjetivos
acentuação gráfica
·         Ortografia:
                 - as, es,is,os,us;
                 - ar,er,ir,or,ur;
                 - al,el,il,ol;
                  - an,en,in,on,un;
                  -am,em,im,om,um
                  - f/v
                  - p/b
                   - ge/gi
                    - jê/ji
                    -lh, nh,ch
                    -H inicial
                     - gu/qu
                     - s/ss
            - ce/ci, ç
        letras mudas            
- r/rr
                     *Sinônimos
                       Separação silábica
                       *Avaliação, leitura,atividade escrita,participativa  e continuada.

RECURSOS

Livros jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.


Planejamento  de Matemática 2º Ano

Objetivos específicos

·         Construir o significado do número natural a partir do seu diferente uso no contexto social. Explorando situações problemas que envolvem contagem, medida, e códigos numéricos;
·         Entender o significado das operações, sobretudo da adição e subtração elaborados matematicamente e oralmente;
·         Efetuar adição e subtração com números ate 19.
·         Resolver problemas envolvendo as ideias de adição e subtração.
·         Reconhecer,ler e escrever números ate 100.
·         Identificar as dezenas inteiras ou exatas.
·         Contar agrupamento de 10 em 10,usando material dourado,palitos,fichas,dinheiro e desenhos.
·         Estimar quantidades e comparar números.
·         Compor e decompor números.
·         Reconhecer as ideias associadas a multiplicação.
·         Construir as tabuadas do 2,3,4 e do 5.
·         Resolver problemas usando a multiplicação.
·         Compreender as ideias da divisão,repartir igualmente e quantos cabem.
·         Reconhecer que a divisão e a operação inversa da multiplicação
·         Explorar a ideia de metade,terça parte e quarta parte.
·         Resolver problemas envolvendo a divisão

·         Observação e percepção das formas encontradas na natureza, nas coisas produzidas pelo homem e no seu próprio corpo;
·         Construção e reconstrução de formas geométricas;
·         Identificação e relação entre unidade de tempo, dia, semana, mês, bimestre, semestre e anos;
·         Reconhecimento das cédulas e moedas que circulam no país e de possíveis trocas entre elas em função dos valores de compra e venda relacionando com a economia doméstica através de tabelas e gráficos;
·          Leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos.
·         Reconhecer as regiões planas retangulares,quadradas,triangulares e circulares.
·         Identificar as vistas de um objeto.
·         Reconhecer os contornos|,quadrado,retângulo,triangulo,e circunferência.
·         Compreender a ideia de adição e subtração.



Conteúdo de Matemática 2º Ano

·          Quantidades
·         Números naturais
·          Leitura e escrita dos números
·         Números pares e impares
·         Antecessor e sucessor
·         Noções de sistema e medida (metro, litro e quilo)
·         Hora calendário
·         Geometria
·         Crescente e decrescente
·         Algarismo romano
·         Dúzia/Dezenas
·         Adição e subtração
·         Dobro e metade
·         Multiplicação e divisão (noções)
·         Sistema monetário brasileiro
·         Gráficos
·         Números ordinais
·         Cores secundárias e primárias
·         Regiões planas e seus contornos.
·         Sistema de numeração decimal(dezenas inteiras ou exatas)
·         Situações problemas envolvendo as quatro operações
·         Tabuada do 2 ao 5.
·         Composição e decomposição de números.
·         Noções de divisão
·          
RECURSOS


Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras,material dourado.












Planejamento de Ciências 2º Ano

Objetivos específicos

·         Observar, registrar e comunicar alguma semelhança e diferença entre diversos ambiente;
·         Identificar o estado físico da água;
·         Ampliar o conceito de característica de seres vivos;
·         Conhecer e  os órgãos dos sentidos;
·         Compreender a importância de ter hábitos de higiene;
·         Classificar os animais em(vertebrados e invertebrados)
·         Compreender o processo de metamorfose.
·         Conhecer os planetas que compõem o sistema solar
·         Conhecer as estações do ano.
·         Conhecer espécies da fama e flora     da região comparando com as de outras regiões.




Conteúdos de Ciências 2º Ano

·         Corpo humano, partes e funções.
·         Órgão dos sentidos
·         Higiene e saúde
·         As plantas
·         Os seres vivos e não vivos
·         Os animais
·         Água,ar e solo
·         Meio ambiente natural e construído
·         Invertebrados e vertebrados
·         Reino mineral,animal e vegetal.
·         Prevenção de doenças
·         Tipos de animais(ovíparos,vivíparos,e ovovíparos.
·         Metamorfose
·         Animais em extinção
·         Planeta Terra e outros astros.
·         Estações do ano.
·         Preservação da natureza
·         Animais (nocivos e uteis,domésticos e selvagens)


RECURSOS



Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.






Planejamento de História


Objetivos específicos

·         Identificação do aluno enquanto individuo de um grupo;
·         Perceber que há semelhanças entre ele(o aluno) e as outras crianças.(cor dos olhos,dos cabelos,da pele,altura e peso)
·         Reconhecer questões referentes a alteridade,a discriminação,e ao preconceito.
·         Respeitar a diversidade
·         Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos em diversos tempos e espaços em suas manifestações culturais,reconhecendo semelhanças e diferenças
·         Utilizar métodos de pesquisa e produção de textos.
·         Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias humanas presentes em sua realidade e em outras comunidades próximas ou distantes no tempo e no espaço
·         Conhecer os direitos das crianças
·         Estabelecer relações entre os direitos da criança e o seu cotidiano.
·         Interpretar documentos da historia pessoal completando informações
·         Ler um calendário dos meses do ano para realizar registros temporais.
·         Comparar o modo de vida de antigamente e o modo de vida contemporâneo por meio de imagens.
·         Comparar as diferentes experiencias de vida em diferentes culturas e ou tempos históricos
·         Perceber que a aprendizagem é parte importante em toda as fases da vida dos seres humanos
·         Conhecer a importância da família;
·         Informar-se sobre diferentes formas de organização familiares
·         Identificar membros de um grupo familiar,evidenciando graus de parentesco entre eles
·         Identificar o papel da escola da escola no desenvolvimento intelectual e de socialização
·         Perceber como organizar e se apropriar do espaço da escola.
·         Reconhecer os aspectos que proporcionam um ambiente familiar saudável ( moradia, alimentação , saúde, educação, higiene e lazer);
Conhecer, participar e valorizar atividades que envolvam histórias, brincadeiras, políticas, religiosas entre outras;
·         Reconhecer a escola como um dos espaços de aprendizagem da cultura brasileira e da pratica de aprendizagem da cultura brasileira e da participação e exercício da cidadania;
·         Desenvolver a compreensão critica das datas comemorativas e dos símbolos nacionais;
·         Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidiana da família da escola coletiva e no espaço de convivência;
·         Valorizar o espaço patrimônio cultural do seu grupo social e interesses por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·         Reconhecer diferentes documentos de registros;
·         Identificar os meios de transportes e comunicação
·         Levar o aluno a ter consciência da preservação do meio ambiente.



Conteúdo de História


·         Como eu sou
·         Identificação
·         A criança e seu cotidiano
·         Relações familiares
·         Diversos tipos de família e moradia
·         A escola
·         Documentos de registros
·         Cidadania
·         Diversidade
·         Semelhanças e diferenças
·         Transformações sociais, econômicas e culturais
·         Datas comemorativas.
·         Avaliação-Observação e participação continuada.


RECURSOS

Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras



























Planejamento de Geografia

Objetivos específicos

·         Conhecer as dependências da escola;
·         Compreender que todos os seres e coisas tem um nome.
·         Perceber que os nomes servem para identificar e distinguir os seres e as coisas.
·         Favorecer a construção da identidade.
·         Perceber que as pessoas são diferentes umas das outras.
·         Reconhecer e respeitar as diferenças culturais entre as pessoas.
·         Desenvolver noções de lateralidade.
·         Reconhecer direita,esquerda,em frente,atras,com relação a si mesmo e ao outro.
·         Construir noção de espaço.
·         Identificar pontos de referencia no caminho casa-escola.
·         Conhecer e identificar alguns sinais de transito.
·         Reconhecer uma paisagem rural e os elementos que a compõem e a caracterizam.
·         Identificar algumas atividades econômicas desenvolvidas no campo.
·         Caracterizar a paisagem da cidade.
·         Identificar elementos predominantes nas paisagens urbanas.
·         Identificar a materia prima utilizada na fabricação de produtos industrializados.
·         Conhecer a definição de litoral.
·         Identificar atividades desenvolvidas no litoral.
·         Identificar as formas de poluição do litoral.
·         Reconhecer atitudes que ajudem a preservar a natureza.
·         Conceituar reciclagem
·         Desenvolver atitudes de cooperação por meio da coleta seletiva e da reciclagem




CONTEÚDOS de Geografia

·         Identificação
·         Relações familiares
·         A escola
·         Direitos e deveres dos alunos
·         Dependências da escola
·         Meio ambiente(zona rural e urbana)
·         Meio de transporte e comunicação
·         Trânsito
·         Paisagem natural e modificada.
·         Reciclagem.
·         Zona rural e zona urbana
·         Diferenças culturais
·         Noções de lateralidade
·         Paisagem do litoral
·         Formas de poluição
·         Matéria prima(produtos industrializados)




RECURSOS

Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras






Planejamento de  Ensino Religioso 2º Ano

Objetivos específicos

·         Despertar o desejo de fazer boas coisas para ser grande na vida, principalmente demonstrado alegria e gratidão a Deus por amarmos nosso próprio e respeitar as diferenças.


Conteúdo de Ensino Religioso 2º Ano


·         Eu e os outros e Deus
Amizade, amor respeito, caridade, humildade, solidariedade   
·         Preconceito e discriminação
·         A solidariedade e o perdão
·         A família
·         Símbolos religiosos de cada tradição religiosa e oração
·         Convivência humana
·         Respeito mútuo
·         Respeito às diferenças individuais,
·         Datas comemorativas/festas religiosas.


RECURSOS

·         Livros,jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.






Planejamento de Artes 2º Ano

Objetivos específicos

·         Incentiva a criança desenvolver sua criatividade espontânea do lado artístico;
·         Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções reflexões e conhecimentos;
·         As artes visuais na produção dos alunos: desenhos, pintura, colagem, escultura, gravuras, modelagem, instalações vídeos, fotografias, historias em quadrinhos, produções informatizadas e outros.


Conteúdo de Artes 2º Ano

·         Artes visuais
·         Dança
·         Música
·         Teatro
·         Poesia
·         Lazer artístico.



RECURSOS

·         Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras























PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Objetivos específicos

·         Desenvolver habilidades corporais(correr,pular,saltar,equilibrar)
·         Desenvolver a socialização entre aluno e professores.
·         Reconhecer noções de lateralidade.
·         Respeitar e valorizar regras
·         Desenvolver atitudes de respeito ,cuidado e de responsabilidade com o outro e a natureza.
·         Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como:força,velocidade,resistência e flexibilidade,conhecendo os limites e as potencialidades do seu corpo.
·         Vivenciar momentos de relaxamento conduzido.
·         Identificar e diferenciar as partes e posições do corpo.
·         Explicar e demonstrar brincadeiras.
·         Desenvolver a coordenação motora, fina e grossa.




CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

·         Habilidades corporais
·         Socialização
·         Lateralidade.
·         Equilíbrio.
·         Jogos e brincadeiras.
·         Regras.
·         Atitudes cooperativas.
·         Dinâmicas.
·         Aquecimento  e relaxamento
·         Posições do corpo

Recursos

·         Quadra,bola,corda,dominó,aparelho de
som,bambolê,peteca,balões,pneus,jornais,revistas,sacos,fita,colher,cadeiras,apitos etc.



AVALIAÇÃO

·         Através das atividades propostas pelo professor e a participação contínua do aluno




PLANO DE CURSO 3º ANO



Prefeitura Municipal de Buritis
Secretaria Municipal; de Educacao Cultura e Esporte
EMEIEF Josue de Castro



PLANO DE CURSO ANUAL

2º ANO






Espera pelo Senhor,tem bom animo,

e fortifique-se o teu coração,espera, pois,pelo senhor.Salmos 27.14



PROFESSORES

Ana P.Martello
Dislaine
Kelly
Rogiana
Sandra
Vania

Supervisora
angela


Buritis-RO
2013


Planejamento de Língua Portuguesa

Objetivos específicos

·         Desenvolver capacidades necessárias a leitura com fluência e compreensão;
·         Ler de forma independente texto, cujo conteúdo e forma são familiares;
·         Identificar letras maiúsculas e minúsculas;
evoluir da espontânea para a base alfabética na representação simbólica da língua escrita;
·         Conhecer entender e usar os substantivos em seu gênero, número, e grau e os adjetivos;
·         Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras, etc.
·         Refletir sobre as possíveis alternativas da grafia, comparando com a escrita convencional, tornando progressivamente consciência do funcionamento da ortografia;
·         Produzir textos escritos de gêneros diversos ( cartas, bilhetes, convites, poema, música, trava- língua, quadrinha, etc);
·         Observar e empregar o uso característico da pontuação nos diferentes gêneros;
·         Reescrita de textos produzidos, estimulando o aprimoramento dos aspectos  ortográficos;
·         Exercitar a ordem alfabética como uma das formas de organização das palavras
·         dentificar sinônimos e antônimos das palavras;
·         Identificar quantidade de s

Conteúdos de Língua Portuguesa
·         Alfabeto
·         Escrita e leitura
·         ordem alfabética
·         Formação de palavras
·         Produção de frases e textos
·         produção de textos e leitura de gêneros textuais
·         Sinais de pontuação
·         Substantivos próprios e comuns
·         Gênero substantivos: masculino e feminino
·         Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo
·         Adjetivos
acentuação gráfica
·         Ortografia:
                 - as, es,is,os,us;
                 - ar,er,ir,or,ur;
                 - al,el,il,ol;
                  - an,en,in,on,un;
                  -am,em,im,om,um
                  - f/v
                  - p/b
                   - ge/gi
                    - jê/ji
                    -lh, nh,ch
                    -H inicial
                     - gu/qu
                     - s/ss
            - ce/ci, ç
        letras mudas            
- r/rr
                     *Sinônimos
                       Separação silábica
                       *Avaliação, leitura,atividade escrita,participativa  e continuada.

RECURSOS

Livros jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.


Planejamento  de Matemática 2º Ano

Objetivos específicos

·         Construir o significado do número natural a partir do seu diferente uso no contexto social. Explorando situações problemas que envolvem contagem, medida, e códigos numéricos;
·         Entender o significado das operações, sobretudo da adição e subtração elaborados matematicamente e oralmente;
·         Efetuar adição e subtração com números ate 19.
·         Resolver problemas envolvendo as ideias de adição e subtração.
·         Reconhecer,ler e escrever números ate 100.
·         Identificar as dezenas inteiras ou exatas.
·         Contar agrupamento de 10 em 10,usando material dourado,palitos,fichas,dinheiro e desenhos.
·         Estimar quantidades e comparar números.
·         Compor e decompor números.
·         Reconhecer as ideias associadas a multiplicação.
·         Construir as tabuadas do 2,3,4 e do 5.
·         Resolver problemas usando a multiplicação.
·         Compreender as ideias da divisão,repartir igualmente e quantos cabem.
·         Reconhecer que a divisão e a operação inversa da multiplicação
·         Explorar a ideia de metade,terça parte e quarta parte.
·         Resolver problemas envolvendo a divisão

·         Observação e percepção das formas encontradas na natureza, nas coisas produzidas pelo homem e no seu próprio corpo;
·         Construção e reconstrução de formas geométricas;
·         Identificação e relação entre unidade de tempo, dia, semana, mês, bimestre, semestre e anos;
·         Reconhecimento das cédulas e moedas que circulam no país e de possíveis trocas entre elas em função dos valores de compra e venda relacionando com a economia doméstica através de tabelas e gráficos;
·          Leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos.
·         Reconhecer as regiões planas retangulares,quadradas,triangulares e circulares.
·         Identificar as vistas de um objeto.
·         Reconhecer os contornos|,quadrado,retângulo,triangulo,e circunferência.
·         Compreender a ideia de adição e subtração.



Conteúdo de Matemática 3º Ano

·          Quantidades
·         Números naturais
·          Leitura e escrita dos números
·         Números pares e impares
·         Antecessor e sucessor
·         Noções de sistema e medida (metro, litro e quilo)
·         Hora calendário
·         Geometria
·         Crescente e decrescente
·         Algarismo romano
·         Dúzia/Dezenas
·         Adição e subtração
·         Dobro e metade
·         Multiplicação e divisão (noções)
·         Sistema monetário brasileiro
·         Gráficos
·         Números ordinais
·         Cores secundárias e primárias
·         Regiões planas e seus contornos.
·         Sistema de numeração decimal(dezenas inteiras ou exatas)
·         Situações problemas envolvendo as quatro operações
·         Tabuada do 2 ao 5.
·         Composição e decomposição de números.
·         Noções de divisão
·          
RECURSOS


Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras,material dourado.












Planejamento de Ciências 3º Ano

Objetivos específicos

·         Observar, registrar e comunicar alguma semelhança e diferença entre diversos ambiente;
·         Identificar o estado físico da água;
·         Ampliar o conceito de característica de seres vivos;
·         Conhecer e  os órgãos dos sentidos;
·         Compreender a importância de ter hábitos de higiene;
·         Classificar os animais em(vertebrados e invertebrados)
·         Compreender o processo de metamorfose.
·         Conhecer os planetas que compõem o sistema solar
·         Conhecer as estações do ano.
·         Conhecer espécies da fama e flora     da região comparando com as de outras regiões.




Conteúdos de Ciências 3º Ano

·         Corpo humano, partes e funções.
·         Órgão dos sentidos
·         Higiene e saúde
·         As plantas
·         Os seres vivos e não vivos
·         Os animais
·         Água,ar e solo
·         Meio ambiente natural e construído
·         Invertebrados e vertebrados
·         Reino mineral,animal e vegetal.
·         Prevenção de doenças
·         Tipos de animais(ovíparos,vivíparos,e ovovíparos.
·         Metamorfose
·         Animais em extinção
·         Planeta Terra e outros astros.
·         Estações do ano.
·         Preservação da natureza
·         Animais (nocivos e uteis,domésticos e selvagens)


RECURSOS



Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.






Planejamento de História


Objetivos específicos

·         Identificação do aluno enquanto individuo de um grupo;
·         Perceber que há semelhanças entre ele(o aluno) e as outras crianças.(cor dos olhos,dos cabelos,da pele,altura e peso)
·         Reconhecer questões referentes a alteridade,a discriminação,e ao preconceito.
·         Respeitar a diversidade
·         Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos em diversos tempos e espaços em suas manifestações culturais,reconhecendo semelhanças e diferenças
·         Utilizar métodos de pesquisa e produção de textos.
·         Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias humanas presentes em sua realidade e em outras comunidades próximas ou distantes no tempo e no espaço
·         Conhecer os direitos das crianças
·         Estabelecer relações entre os direitos da criança e o seu cotidiano.
·         Interpretar documentos da historia pessoal completando informações
·         Ler um calendário dos meses do ano para realizar registros temporais.
·         Comparar o modo de vida de antigamente e o modo de vida contemporâneo por meio de imagens.
·         Comparar as diferentes experiencias de vida em diferentes culturas e ou tempos históricos
·         Perceber que a aprendizagem é parte importante em toda as fases da vida dos seres humanos
·         Conhecer a importância da família;
·         Informar-se sobre diferentes formas de organização familiares
·         Identificar membros de um grupo familiar,evidenciando graus de parentesco entre eles
·         Identificar o papel da escola da escola no desenvolvimento intelectual e de socialização
·         Perceber como organizar e se apropriar do espaço da escola.
·         Reconhecer os aspectos que proporcionam um ambiente familiar saudável ( moradia, alimentação , saúde, educação, higiene e lazer);
Conhecer, participar e valorizar atividades que envolvam histórias, brincadeiras, políticas, religiosas entre outras;
·         Reconhecer a escola como um dos espaços de aprendizagem da cultura brasileira e da pratica de aprendizagem da cultura brasileira e da participação e exercício da cidadania;
·         Desenvolver a compreensão critica das datas comemorativas e dos símbolos nacionais;
·         Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidiana da família da escola coletiva e no espaço de convivência;
·         Valorizar o espaço patrimônio cultural do seu grupo social e interesses por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·         Reconhecer diferentes documentos de registros;
·         Identificar os meios de transportes e comunicação
·         Levar o aluno a ter consciência da preservação do meio ambiente.



Conteúdo de História


·         Como eu sou
·         Identificação
·         A criança e seu cotidiano
·         Relações familiares
·         Diversos tipos de família e moradia
·         A escola
·         Documentos de registros
·         Cidadania
·         Diversidade
·         Semelhanças e diferenças
·         Transformações sociais, econômicas e culturais
·         Datas comemorativas.
·         Avaliação-Observação e participação continuada.


RECURSOS

Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras



























Planejamento de Geografia

Objetivos específicos

·         Conhecer as dependências da escola;
·         Compreender que todos os seres e coisas tem um nome.
·         Perceber que os nomes servem para identificar e distinguir os seres e as coisas.
·         Favorecer a construção da identidade.
·         Perceber que as pessoas são diferentes umas das outras.
·         Reconhecer e respeitar as diferenças culturais entre as pessoas.
·         Desenvolver noções de lateralidade.
·         Reconhecer direita,esquerda,em frente,atras,com relação a si mesmo e ao outro.
·         Construir noção de espaço.
·         Identificar pontos de referencia no caminho casa-escola.
·         Conhecer e identificar alguns sinais de transito.
·         Reconhecer uma paisagem rural e os elementos que a compõem e a caracterizam.
·         Identificar algumas atividades econômicas desenvolvidas no campo.
·         Caracterizar a paisagem da cidade.
·         Identificar elementos predominantes nas paisagens urbanas.
·         Identificar a materia prima utilizada na fabricação de produtos industrializados.
·         Conhecer a definição de litoral.
·         Identificar atividades desenvolvidas no litoral.
·         Identificar as formas de poluição do litoral.
·         Reconhecer atitudes que ajudem a preservar a natureza.
·         Conceituar reciclagem
·         Desenvolver atitudes de cooperação por meio da coleta seletiva e da reciclagem




CONTEÚDOS de Geografia

·         Identificação
·         Relações familiares
·         A escola
·         Direitos e deveres dos alunos
·         Dependências da escola
·         Meio ambiente(zona rural e urbana)
·         Meio de transporte e comunicação
·         Trânsito
·         Paisagem natural e modificada.
·         Reciclagem.
·         Zona rural e zona urbana
·         Diferenças culturais
·         Noções de lateralidade
·         Paisagem do litoral
·         Formas de poluição
·         Matéria prima(produtos industrializados)




RECURSOS

Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras






Planejamento de  Ensino Religioso 2º Ano

Objetivos específicos

·         Despertar o desejo de fazer boas coisas para ser grande na vida, principalmente demonstrado alegria e gratidão a Deus por amarmos nosso próprio e respeitar as diferenças.


Conteúdo de Ensino Religioso 3º Ano


·         Eu e os outros e Deus
Amizade, amor respeito, caridade, humildade, solidariedade   
·         Preconceito e discriminação
·         A solidariedade e o perdão
·         A família
·         Símbolos religiosos de cada tradição religiosa e oração
·         Convivência humana
·         Respeito mútuo
·         Respeito às diferenças individuais,
·         Datas comemorativas/festas religiosas.


RECURSOS

·         Livros,jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras.






Planejamento de Artes 3º Ano

Objetivos específicos

·         Incentiva a criança desenvolver sua criatividade espontânea do lado artístico;
·         Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções reflexões e conhecimentos;
·         As artes visuais na produção dos alunos: desenhos, pintura, colagem, escultura, gravuras, modelagem, instalações vídeos, fotografias, historias em quadrinhos, produções informatizadas e outros.


Conteúdo de Artes 3º Ano

·         Artes visuais
·         Dança
·         Música
·         Teatro
·         Poesia
·         Lazer artístico.



RECURSOS

·         Livros, jornais,músicas,cola,tesoura,lápis de cor,carimbo,papéis,estêncil,sulfite,figuras























PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Objetivos específicos

·         Desenvolver habilidades corporais(correr,pular,saltar,equilibrar)
·         Desenvolver a socialização entre aluno e professores.
·         Reconhecer noções de lateralidade.
·         Respeitar e valorizar regras
·         Desenvolver atitudes de respeito ,cuidado e de responsabilidade com o outro e a natureza.
·         Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como:força,velocidade,resistência e flexibilidade,conhecendo os limites e as potencialidades do seu corpo.
·         Vivenciar momentos de relaxamento conduzido.
·         Identificar e diferenciar as partes e posições do corpo.
·         Explicar e demonstrar brincadeiras.
·         Desenvolver a coordenação motora, fina e grossa.




CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

·         Habilidades corporais
·         Socialização
·         Lateralidade.
·         Equilíbrio.
·         Jogos e brincadeiras.
·         Regras.
·         Atitudes cooperativas.
·         Dinâmicas.
·         Aquecimento  e relaxamento
·         Posições do corpo

Recursos

·         Quadra,bola,corda,dominó,aparelho de
som,bambolê,peteca,balões,pneus,jornais,revistas,sacos,fita,colher,cadeiras,apitos etc.



AVALIAÇÃO

·         Através das atividades propostas pelo professor e a participação contínua do aluno



PLANO DE CURSO 4º ANO

E.M.E.I.E.F. JOSUÉ DE CASTRO







Plano Anual de 2013

4º Ano “A, C, E”






Disciplinas:

            Língua Portuguesa
            Matemática
            História
            Geografia
            Ciências
            Arte
Educação Religiosa







           
          










BURITIS-RO
2013






Língua Portuguesa

Objetivo Geral

Conhecer os diversos tipos de linguagem, adequando à fala e a escrita nas suas diferenças: verbal, visual, gestuais e outras mais, entendendo a importância da linguagem para o homem lembrar que vive em sociedade.

           
Objetivos específicos

·   Caracterizar a linguagem como atividade em processos reais de comunicação;
·   Identificar a linguagem como interação na pratica social;
·   Representar idéias, sentimentos e desejos na construção e produção da própria linguagem;
·   Ler e produzir textos em situações reais;
·   Identificar tipos de texto;
·   Compreender a leitura como processo de interação nos recursos utilizados pelo autor do texto;
·   Entender os fatores que determinam à coerência e coesão do texto;
·   Distinguir os diferentes procedimentos envolvidos no ato da leitura;
·   Ampliar os recursos linguísticos disponíveis;
·   Compreender texto com informações históricas: usos, características e macas linguísticas;
·   Identificar as principais informações publicadas em um artigo de divulgação científica;
·   Estabelecer relações entre textos de diferentes gêneros;
·   Entender a relação entre linguagem verbal e visual;
·   Compreender a escolha de palavras como recurso para dar ao texto sentidos pretendidos;
·   Compreender diferentes grafias de uma palavra conforme seus usos e posições nas frases.


Conteúdos

·   Alfabeto;
·   Ordem alfabética;
·   Produção de texto;
·   Estrutura textual;
·   Gêneros textuais;
·   Vogais e consoantes;
·   Silaba tônica;
·   Encontros vocálicos e consonantais;
·   Dígrafos;
·   Acentuação gráfica;
·   Tipos de frases;
·   Pontuação;
·   Classes gramaticais;
·   Numeral;
·   Ortografia.

Recursos

·         Livro didático;
·         Jornais e revistas;
·         Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço, EVA e papelão);
·         Internet;
·         Lápis de cor;
·         Tinta e pincéis;
·         Giz de cera.


Situação Didática

Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização. 

Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.


Matemática

Objetivo Geral

Ampliar os conhecimentos adquiridos pelo aluno abrindo novos horizontes na aprendizagem da matemática, fazendo do cotidiano uma de aprendizagem, onde se aplica todos os conhecimentos adquiridos ou aperfeiçoados na escola.

Objetivos Específicos

·   Conhecer elementos básicos da numeração egípcia, maia e romana;
·   Reconhecer o sistema de numeração decimal;
·   Conceituar números ordinais;
·   Resolver operações de adição com números naturais;
·   Resolver operações de subtração com números naturais;
·   Resolver operações de multiplicação com números naturais;
·   Resolver operações de divisão com números naturais;
·   Interpretar e resolver problemas envolvendo as quatro operações;
·   Ler e representar frações;
·   Reconhecer os sistemas de medidas de massa, tempo, líquido e comprimento;
·   Construir desenhos a partir de figuras geométricas;
·   Identificar a unidade de medida em produtos concretos;
·   Identificar a classe e ordem dos numerais;
·   Comunicar ideias matemáticas de diferentes formas: oral, escrita, por tabelas,
 diagramas e gráficos, etc;
·   Desenvolver o raciocínio estatístico coletando, organizando e analisando informações, elaborando tabelas, construindo e interpretando gráficos, resolvendo situações-problema simples que envolvam dados estatísticos;
·   Desenvolver a atitude positiva em relação à Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito estudado.

Conteúdos

·   Diferentes tipos de numeração;
·   Números naturais;
·   Sistema de numeração decimal;
·   Classes numéricas;
·   As quatro operações;
·   Propriedades das operações;
·   Raciocínio lógico;
·   Expressões numéricas;
·   Fração;
·   Frações equivalentes;
·   Fração decimal;
·   Múltiplos e submúltiplos;
·   Unidades de medida: massa, capacidade, tempo e comprimento;
·   Curvas simples;
·   Segmento de reta;
·   Retas concorrentes e paralelas;
·   Polígonos;
·   Geometria;

Situação Didática

Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização. 
·   Quadriláteros;
·   Perímetro.

Recursos

            Materiais didáticos oferecidos pela escola como aboco, dominó, tabuada, figuras geométricas, régua fita métrica, balança, relógio, calendário, quadro de giz, livros didáticos, etc.

      Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.


CIÊNCIAS

Objetivo Geral

Compreender a natureza em seu modo dinâmico e o ser humano como parte integrante deste processo, sendo agente de transformação do meio em que vive e tendo amplo conhecimento sobre o sistema solar, planetas, meio ambiente, animais, etc.


Objetivos Específicos

·   Identificar elementos do sistema solar bem como a Terra e seus movimentos;
·   Reconhecer os estados da matéria e passagem de cada estado;
·   Classificar os tipos de solos, identificando o solo e subsolo;
·   Reconhecer como parte gasosa da terra;
·   Entender o vento e seus movimentos;
·   Compreender a importância da previsão do tempo;
·   Conhecer os agentes poluidores do ar;
·   Identificar tipos de plantas;
·   Reconhecer as partes das plantas e suas funções;
·   Classificar os animais de acordo com o habitat;
·   Identificar o sistema respiratório;
·   Entender o sistema digestivo;
·   Reconhecer o sistema circulatório;
·   Conhecer os alimentos e seus benefícios;
·   Classificar as vitaminas e suas contribuições;
·   Identificar os tipos de higiene física, mental e social;
·   Identificar os tipos de contaminação no solo;
·   Entender o processo de saneamento básico;
·   Conhecer os microorganismos causadores de doenças;
·   Identificar os tipos de vitaminas;
·   Classificar os tipos de acidentes;
·   Compreender a importância dos primeiros socorros.

Conteúdos

·   Alimentos Industrializados;
·   Vitaminas;
·   Cadeia alimentar;
·   Sistema solar;
·   Estados da matéria;
·   Mudanças de estado físico da água;
·   Ciclo da água na natureza;
·   Purificação de água;
·   O solo: A parte sólida da terra;
·    Solo e subsolo;
·   O ar;
·   O vento;
·   Previsão do tempo;
·   Plantas e suas funções;
·   Classificação dos animais;
·   Higiene física, mental e social;
·   Meio ambiente;
·   Contaminação da terra;
·   Poluição do ar;
·   Poluição da água;
·   Coleta de lixo seletivo;
·   Saneamento básico;
·   Micro-organismos;
·   Corpo humano;
·   Sistema respiratório;
·   Sistema digestivo;
·   Sistema circulatório;
·   Acidentes e Primeiros Socorros.

Situação Didática

Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização. 

Recursos

  • Livro didático;
  • Jornais e revistas;
  • Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço, EVA e papelão)
  • Internet;
  • Lápis de cor;
  • Tinta e pincéis;
  • Giz de cera;

 Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.

                          
HISTÓRIA

 Objetivo Geral

         Ampliar os conhecimentos sobre si mesmo e o ambiente que os rodeiam por meio da biografia e da narrativa histórica envolvendo o encontro entre culturas continentes.

   Objetivos Específicos

·         Relatar a formação do povo brasileiro após os descobrimentos;
·         Citar características atuais da população brasileira;
·         Interpretar o encontro entre culturas, africanas, indígenas e portuguesas;
·         Identificar e respeitar a diversidade cultural e religiosa do povo brasileiro;
·         Reconhecer a influencia da cultura indígena nos hábitos humano;
·         Fazer leitura de matas de forma coerente;
·         Citar os continentes, oceanos e mares;
·         Reconhecer as migrações internas e externas;
·         Ler e interpretar gráficos de migrações;
·         Identificar a fuga de imigrantes do trabalho nas fazendas de café;
·         Reconhecer os motivos da fuga dos trabalhadores.

Conteúdo

·               Família;
·               Fontes Históricas do município de Buritis;
·               População de Buritis;
·               Vida no campo e na cidade;
·               Símbolos do município;
·               Formação de Estado de Rondônia;
·               Diversidades da população de Rondônia;
·               Símbolos do Estado de Rondônia;
·               Formação da população brasileira;
·               Ocupação do Território Brasileiro.


Situação Didática

Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização. 

Recursos

·         Livro didático;
·         Jornais e revistas;
·         Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço, EVA e papelão);
·         Internet;
·         Lápis de cor;
·         Tinta e pincéis;
·         Giz de cera.

  Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.



                                      GEOGRAFIA

   Objetivo Geral

            Compreender o espaço em que vive observandoos problemas ambientais, econômicos e culturais desenvolvendo o senso critico sobre os grandes problemas do mundo.

     Objetivos Específicos

·       Conhecer o município, lugares e sociedade;
·        Perceber-se como parte do espaço e como sujeito social;
·       Reconhecer os espaços urbanos e rurais;
·       Identificar as condições de vida na sociedade; 
·       Perceber os limites do município;
·       Compreender município, estado e país;
·       Entender o governo do município, estado e país;
·       Analisar os direitos e responsabilidades da população;
·       Identificar a natureza no lugar onde moramos;
·       Entender os recursos naturais e suas transformações;
·       Localizar os espaços modificados na natureza;
·       Reconhecer clima, hidrografia, relevo e vegetação;
·       Conhecer o trabalho;
·       Entender o espaço geográfico;
·       Identificar as atividades econômicas do município.


      Conteúdos

·         O Planeta Terra;
·         O município e seus espaços;
·         Limites do município;
·         O governo do município;
·         Economia de Buritis;
·         Clima, hidrografia, relevos e vegetação de Buritis;
·         Limites do Estado de Rondônia;
·         Formas de Governo;
·         Economia de Rondônia;
·         Clima, hidrografia, relevos e vegetação de Rondônia;
·         Representação da Terra em movimentos;
·         Localização e organização política do Brasil;
·         Relevo do Brasil;
·         Hidrografia do Brasil;
·         Clima do Brasil;
·         Vegetação do Brasil;
·         Recursos naturais e economia brasileira;
·         Meios de transportes;
·         Meios de comunicação;
·         Gente do Brasil.

Situação Didática

Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização. 

Recursos

·         Livro didático;
·         Jornais e revistas;
·         Papéis (cartolina, grafite, cartão, sulfite, almaço, EVA e papelão);
·         Internet;
·         Lápis de cor;
·         Tinta e pincéis;
·         Giz de cera.
Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.


ARTE

   Objetivo Geral

            Explorar a criatividade por meio de desenho, pintura e a expressão corporal.

       Objetivos Específicos

·         Desenvolver a criatividade;
·         Expressar a arte através do corpo;
·         Identificar a arte como fatos históricos nas diversas culturas;
·         Adquirir hábitos de leitura artística;
·         Apreciar obras de arte;
·         Cooperar em grupos;
·         Empregar corretamente as cores.

    Conteúdos

  • Cores primárias e secundárias;
  • Desenho livre;
  • Geometria;
  • Ampliação de desenhos;
  • Músicas;
  • Ilustração;
  • Folclore;
  • Características Regionais;
  • Retratação de Artistas;
  • Diferentes tipos de esportes.

Situação Didática

Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização, recorte e colagem, dobraduras, pinturas, mímicas, teatro, quebra cabeça, artesanato, jogos, danças, entrevistas, palestras.

  Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.


                                              

ENSINO RELIGIOSO

Objetivo Geral  

Reconhecer os direitos e deveres de cada cidadão, respeitando sua religião, opção sexual e demais.

Objetivos Específicos

·   Compreender a importância do amor uns com outros;
·   Compreender importância da preservação do meio ambiente;
·   Identificar diferentes tipos de crenças religiosas;
·   Noção de sociedade;
·   Conhecer direitos previstos no Estatuto da Criança e Adolescente.

Conteúdos

·   Valorização da Pessoa Humana;
·   Meio Ambiente;
·   Respeito aos Deficientes;
·   Racismo;
·   Diferenças Religiosas.
·   Estatuto da criança e adolescente;
·   Diferentes tipos de Trabalho.

Situação Didática

            Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização, filmes, documentários, poesias, entrevistas.

Avaliação

          Continua com desempenho do aluno por meio de atividades escrita valendo 5,0 pontos avaliação escrita, 5,0 pontos de atividades de casa, trabalhos, pesquisas e produção em sala.


                                  
Observação:

Serão contemplados no plano as datas cívicas e projetos aderido



PLANO DE CURSO 5º ANO



                            ESCOLA JOSUÉ DE CASTRO







                               Planejamento anual de 2013
     5º Ano






                                                 Disciplinas:
             
                                              Língua Portuguesa
                                              Matemática
                                              História
                                              Geografia
                                              Ciências
                                               Arte

 
                                         











                                                               







                                                        BURITIS
                                                           2013

                         
 Língua Portuguesa

OBJETIVO GERAL:
- Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências
e idéias, acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes
níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo·textos com coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação
e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para
a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e
escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando
os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética,
entretenimento e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Ampliar a linguagem para outras que requeiram maior grau de formalidade;
- Fazer o uso correto do alfabeto;
- Classificar palavras conforme a sílaba tônica;
- Ler e compreender os vários tipos de textos;
- Produzir textos variados: Poéticos, Informativos, Narrativos, etc;
- Revisar e reescrever os próprios textos adequando-os a função do interlocutor;
- Diferenciar frase de oração;
- Reconhecer os sujeitos e predicados nas orações e textos;
- Fazer uso dos adjetivos, pronomes, numerais e interjeições;
-Fazer uso de forma adequada dos verbos e conjunções verbais;
- Compreender e utilizar interjeições nas composições de frases, orações e textos;
- Explorar palavras onomatopéicas na representação de sons e afins;
- Identificar em textos escritos os recursos utilizados para obter determinado efeito de sentido;
- Utilização das regras de pontuação;
- Escrever e ler palavras ortograficamente corretas;
- Identificar palavras com encontros vocálico, consonantal e dígrafos;
- Classificar palavras conforme a sílaba tônica;
- Identificar os substantivos nos textos e classificá-los;
- Usar os artigos com clareza;
 -Fazer uso dos verbos e conjunções verbais na produção de textos.

CONTEÚDOS:
- Linguagem verbal e visual;
- Linguagem formal e informal;
-Gêneros textuais
-Produções textuais
-As classes gramaticais ( acentuação, silaba tônica, substantivos gêneros, números e gral, numeral, artigos, adjetivos, advérbios,  verbos e tempos verbais, pronomes, sujeito e predicado.
-Ortografia ( s/ss, ç, x, xc, SC, c,mas/mais,u/l em/eem, ansa/anca, eza/esa, x com som de z, haver, ice/isse  e fazer, mal/mau, onde e aonde, etc.
-Uso dos porquês;
-Interjeições
METODOLOGIA:
- Leitura silenciosa e oral de textos;
- Exercícios orais e escritos de compreensão e interpretação do texto;
- Produção de textos a partir de cenas ou gravuras;
- Produção de notícia de jornal, a partir de um tema apresentado;
- Debates;
- Teatro;
- Utilização do laboratório de Informática;
- Criação de um produto e de anúncio de jornal;
- Exercícios orais e escritos na lousa ou imprimidos de palavras com dificuldades ortográficas;
- Identificação de sinais de pontuação em estudo;
- Trabalhos em grupos e individuais;
- Confecção de cartazes;
- Cruzadinhas e caça-palavras;
- Exercícios de identificação e classificação de palavras;
- Filmes;
- Pesquisas e jornais, revistas e livros de receitas;
- Jogos ortográficos e gramáticos;
- Atividades lúdicas;
- Utilização de livros didáticos
- Recortes e colagens;

RECURSOS:
- Caderno, lápis, borracha, caneta, tesourinha, cola, régua, papel sulfite, cartolina, papel madeira, livros didáticos, lousa, giz, apagador, apontador, jornais, revistas, livros de receitas, TV, DVD, fita crepe, impressora, computador; Laboratório de informática, pincéis, lápis de cor, canetinhas;

AVALIAÇÃO
- Avaliação contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
- Por meios de testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos. 



Matemática




1 Objetivo Geral:

·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.


2 Objetivos Específicos:

·         Compreender as regras do sistema de numeração decimal, comparação, ordenação e decomposição de números naturais.
·         Analisar e interpretar as resoluções de problemas e conceituação do significado das operações com números naturais.
·         Refletir sobre os procedimentos de cálculos que levem a ampliação do conhecimento de resolução de operações verificações de resultados.
·         Apresentar adição e subtração de números racionais na forma decimal, por meio de estratégias para a resolução de situações problema por meio de método pessoal e uso de técnicas convencionais.
·         Interpretar e compreender adição e subtração com números decimais.
·         Reconhecer ângulos como elementos de um polígono.
·         Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre figuras.
·         Reconhecer fatos e fenômenos do cotidiano utilizando procedimentos de organizações e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficos.
·         Observar, identificar e resolver cálculos relacionados a porcentagem, estabelecendo conceitos de juros.
·         Interpretar, produzir e resolver escritas numéricas, considerando as regras estabelecidas para a resolução das expressões.
·         Reconhecer área das figuras.


3Conteúdos:

            1- Sistema de numeração decimal classe e ordens;
            2-Operações com números naturais;
ü  Problemas;
ü  As quatros operações;
ü  Números pares e impares;
            3-Expressões numéricas;
           
            4-Números racionais;
            5 Sistema monetário
            6-Números racionais de forma fracionários
            7 Porcentagem e probabilidade;
            8 Divisores
            9 Múltiplos
            10 Números Primos
            11 Medidas: comprimento, massa e capacidade.
           
ü  Formas geométricas, especiais e planas
12 Tratamentos das informações
ü  Gráficos e tabelas


4 SITUAÇÃO DIDÁTICA:
·         Leitura escrita dos números;
·         Trabalhando em grupo e individual;
·         Confecção de cartazes, gráficos e tabela;
·         Dominó de tabuada;
·         Trabalhos que desenvolve raciocínio rápido;
·         Pesquisas;
·         Tarefas de casa;
·         Artes em Geometria e desenhos;


5 RECURSOS:
·         Material didático, ábaco, giz, quadro negro, tesoura, cola, lápis de cor, cartolina, fita métrica, calculadora e régua.
·         AVALIAÇÃO
·         - Avaliação contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·         - Por meios de testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos. 



CIÊNCIAS

Objetivo Geral
Compreender a natureza em seu modo dinâmico e o ser humano como parte integrante deste processo, sendo agente de transformação do meio em que vive e tendo amplo conhecimento sobre o sistema solar, planetas, meio ambiente, animais, etc.


           
Objetivos específicos

_ Reconhecer as formas de representação da Terra e identificar suas linhas imaginárias e os pontos cardeais;
_Conscientizar-se da necessidade de mudar de hábitos de consumo de água  e conseqüências de poluição ou contaminação da água;
_ Ter atitudes de preservação e  de cuidados com o solo;
_ Descobrir a importância do ar para a vida dos seres vivos;
_Agir  em favor da preservação e do cuidado com os ecossistemas;
_Conhecer os órgãos que formam um sistema e relacionar suas funções com a função exercida por cada sistema no organismo;
__ Assumir uma atitude de responsabilidade pela manutenção da própria saúde e da saúde coletiva;
Identificar a transformação de energia na cadeia alimentar;
Entender de onde vem a energia elétrica, como ela é produzida e distribuída.

          Conteúdo
_ A Terra
ü  Representação do planeta Terra suas linhas imaginárias e os pontos cardeais;
_ A Água
_ O Solo
_O Ar
_ Os seres vivos e suas relações com o ambiente
_Nosso corpo: Organização e funcionamento
_Corpo Humano: Regulação,  reprodução e manutenção da saúde
_Tipos de energia
_Energia elétrica




             Metodologia

_ Aulas expositivas e dialogadas.
_ Trabalhos individuais em grupo.
_ Pesquisas em livros,bibliotecas e etc.
_ Sala do Pro Info.
_ Confecção de cartazes.
_ Atividades extra classe.
_ Observação de mapas e globo terrestre.
_ Leituras complementares.
_ Utilização de jornais,livros e revistas.
_ Jogos e quebra-cabeças.


             Recursos

_ Quadro de giz.
_ Livros didáticos.
_ Livros,revistas e jornais.
_ Aparelhos DVD,SOM eTV.
_  Sala Pro Info.
_ Torço humano.
_ Mapas do corpo humano.
_ Materiais cedidas pela escola.

               Avaliação

·         - Avaliação contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·         - Por meios de testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos. 



HISTÓRIA 5 ANO

Objetivo Geral

·         Refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada um, de forma a possibilitar uma compreensão sistemática e crítica da realidade e compreender ainda, o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade, bem como, saber contextualizar os acontecimentos passados no presente.


Objetivos específicos

·         Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, etc., valorizando positivamente sua experiência de vida;
·          Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título de eleitor, etc.)
·         Valorizar as diversas etnias e culturas presentes na Constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição na formação da identidade brasileira.
·         Identificar traços culturais característicos de diferentes regiões brasileiras;
·          
·         Desenvolver e incentivar o gosto pelas tradições culturais, valorizando o patrimônio coletivo e as contribuições pessoais;
·         Observar mudanças ocorridas em aspectos da cultura no passado e no presente ( concepções cientificas, tecnologias, formas de trabalhos, hábitos alimentares, padrões de moralidades, expressões artísticas,etc.)
·         Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitude isenta de preconceitos;
·         Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território;
·         Conhecer os traços culturais dos principais grupos étnicos africanos presentes no Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira, em como reconhecer também traços culturais de  outros imigrantes;
·         Relacionar influências culturais aos movimentos migratórios na História do Brasil;
·         Analisar causas dos movimentos migratórios rural-urbano e inter-regional no Brasil;

Conteúdos

·         Identidade: todos nós temos uma história de vida;
·         Cidadania: a importância dos documentos;
·         Povo Brasileiro: Formação do povo brasileira;
·         Indígenas e portugueses: os donos da terra e os conquistadores;
·         Os Africanos e o Brasil;
·         O Brasil e os imigrantes;


Procedimentos Didáticos

·         Leitura de textos para obtenção de informação e conhecimento;
·         Pesquisa em livros diversos, bem como, na internet, mapas, entre outros;
·         Debates e discussão sobre o tema abordado;
·         Realização de trabalhos em grupo e individual acompanhados pelo professor ou extraclasse;
·         Confecção de cartazes e exposição de trabalhos;
·         Aula expositiva e dialógica;
·         Realização de atividades no caderno;
·         Jogos, brincadeiras e dinâmicas.
·         Utilização das atividades dos livros didáticos e outros para o desenvolvimento dos conteúdos
·         Atividades de interpretação de textos oral e escrita;
·         Recortes, colagens e exposição dos trabalhos para melhor compreensão dos conteúdos;
·         Realização de entrevistas com convidados/especialistas/profissionais entre outros;
·         Correção das atividades na lousa e vistadas no caderno, salientado as diversas maneiras de chegar à resposta, valorizando todo o processo realizado;
·         Formulação e resolução de questionário;
·         Apresentação de trabalhos realizados pelo aluno;
·         Analise crítica dos textos em estudos;
·         Entrevistas e coleta de informações sobre temas em estudos;
·         Utilização da Constituição Federal e/ou outras leis menores para melhor compreensão dos conteúdos;
·         Exposição feita pelos alunos de suas histórias/experiências de vida relevantes aos temas trabalhados;
·         Utilização de salas de vídeos, informática, biblioteca, etc.,
·         Visitação a locais públicos e/ou históricos na região;
·         Exploração de mapas;
·         Levantamentos de fontes históricas da nossa região;


Recursos

·         Quadro;
·         Giz;
·         Atividades Mimeografadas/xerocadas;
·         Estêncil, álcool, sufites;
·         Objetos;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Caderno;
·         Livros;
·         Jornais;
·         Revistas.
·         Computador;
·         Internet;
·         Data show;
·         Músicas;
·         Filmes;
·         Calculadora;
·         Cartolinas;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Mapas;
·         Jogos diversos;
·         Recursos humanos: aluno, professor; e outros;
·         TV, vídeo, aparelho de som, entre outros.

Avaliação

Portanto, a avaliação se faz de forma diversificada, utilizando várias formas de instrumentos:

  • Observação e registro
  • Provas, testes e trabalhos.
  • Autoavaliação
  • A realização de atividades propostas no dia a dia







                                               5º ANO

GEOGRAFIA


OBJETIVO GERAL:

     Compreender o espaço em que vive observando os problemas ambientais, econômicos e culturais desenvolvendo o senso critico sobre os grandes problemas do mundo.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

-Identificar o processo de construção do território brasileiro, á distância e diferentes paisagens;
-Compreender como ocorre a divisão dos territórios terrestres usando as coordenadas geográficas e escalas de medidas;
-Identificar o Brasil na América do Sul;
-Compreender que o Brasil esta inserido no espaço mundial, participando dos fluxos comerciais, migratórios e político-diplomáticos;

CONTEÚDOS:
Brasil: um país de muitas diversidades,
A divisão política e regional do Brasil,
As 5 regiões( Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)
O Brasil na America do sul;
O Brasil no mundo
METODOLOGIA:

-Leitura de conteúdos com os temas propostos;
-Trabalhos individuais e em grupo;
-Confecções de cartazes;
-Atividades extra classe;
-Analisando mapas, globos terrestres e planisférios;
-Pesquisa em livros, biblioteca municipal e sala de Proinfo;
-Jogos educativos;
-Atividades propostas no livro didático;
-Utilização do quadro de giz nas atividades propostas


RECURSOS:

- livros didáticos, quadros de giz, mapas, globos, planisférios, jornais revistas, sala do proinfo biblioteca, tv, aparelho de som, dvd, papel sulfite, cartolina, e matérias cedidos pela escola.


AVALIAÇÃO:

·         - Avaliação contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·         - Por meios de testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos. 












EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Objetivo geral:

  • Conhecer as diversas concepções de mundo, presentes nas diferentes tradições religiosas, envolvendo os aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais, compreendendo a origem dos textos, ritos e símbolos sagrados na história das tradições religiosas e promover, ainda, por meio da informação, reflexão e vivência de valores morais, éticos e religiosos, o diálogo inter-religioso e, consequentemente, a superação de preconceitos.


Habilidades

  • Respeitar e reverenciar às crenças do outro;
  • Superar os preconceitos;
  • Reconhecer o valor da alteridade em seus relacionamentos interpessoais;
  • Conscientizar-se da responsabilidade pelo seu próprio crescimento espiritual e ético;
  • Desenvolver o diálogo com segurança e sem proselitismo;
  • Disponibilizar-se ao diálogo;
  • Compreender a importância do silêncio interior para aprender a ouvir o outro (escuta profunda);
  • Valorizar o conhecimento, de povos antigos, historicamente acumulado;
  • Refletir sobre os vários pontos de vista existentes em seu meio escolar, profissional e familiar;
  • Manifestar suas opiniões, sentimentos respeitando as opiniões e sentimentos dos outros;
  • Ter consciência das consequências de suas ações,individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza;
  • Avaliar o próprio comportamento ante a maneira de encarar os seus erros e os dos outros;
  • Valorizar a troca de idéias e opiniões;
  • Cooperar com os outros;
  • Construir autoconfiança / autoestima;
  • Autoconhecer;
  • Refletir sobre adoção de atitudes de repúdio às discriminações;
  • Questionar a realidade que o cerca;
  • Adquirir a doção de atitudes de solidariedade, justiça, valorização das amizades;
  • Refletir sobre a responsabilidade de cada um na sociedade;
  • Refletir sobre as desigualdades de oportunidades em nossa sociedade;
  • Conscientizar sobre a influência do consumo na vida das pessoas;
  • Valorizar as histórias de vida para a compreensão da trajetória sócio-histórica os povos que construíram o país.



Conteúdos

  • Alteridade
      - O valor da diversidade.
      - O valor da liberdade e dignidade humana.
      - Atitudes que promovem a paz entre as pessoas no mundo.
      - Diferentes percepções do conceito de violência.
  • Símbolos
      -  Utilidades e lembranças importantes da vida das pessoas.
      -  Significados dos símbolos, unindo e separando as pessoas.
  • Limites éticos
      - Princípios norteadores do comportamento ético individual.
      - Conceito de liberdade.
      - Princípios éticos de algumas Tradições Religiosas.
       -  Unidade, fé e vida: coerência e autenticidade entre o que se acredita e o que se vive.
  • Determinações das Tradições Religiosas na vida prática das pessoas
      - O ser humano se autoconstrói, é aquilo que acredita e que pensa ser.
      - O vir a ser: a possibilidade de mudança, em vistas de uma vida melhor.
  • Tradições Religiosas
      -  Valor da religião na vida das pessoas.
      - Motivos para a existência de vários grupos religiosos.
      -  Influência das culturas nas religiões dos povos.
      - Fenômeno religioso é universal.
  • Revelação e construção do texto sagrado oral e escrito
      - Diferentes modos de interpretação dos textos sagrados.
      - As verdades sagradas orientam o estilo de vida das pessoas.
      - Experiência religiosa dos ancestrais e a revelação dos textos sagrados.
      - Revelação dos textos sagrados em tradições do oriente e do ocidente.
      - Textos sagrados: celeiros da sabedoria universal.
      - A análise e a hermenêutica atualizada dos textos sagrados.
  • Construção da idéia do Transcendente no espaço e no tempo
      - O Transcendente na vida das pessoas.
      - O Transcendente e o sentido da valorização da vida.
  • Espaço sagrado
      - Espaço sagrado e espaço profano.
      - Função do espaço sagrado.
      - O peregrino ou romeiro e suas práticas devocionais.
      - Manifestação do sagrado (hierofania)
  • Verdades de fé
      -  Influência das crenças religiosas na vida prática das pessoas.
      - Criação dos mitos.
      - Mitos de criação do mundo e do homem.
  • Espiritualidade
      - A espiritualidade e a busca do autoconhecimento.
  • Vida além morte
      - Sentido da vida.
      -  Diferentes formas de cuidado com a vida.
      - Sentido da vida perpassado pelo sentido da vida além morte.
       - Respostas elaboradas pelas Tradições Religiosas, para a vida além morte: ressurreição, reencarnação, ancestralidade e nada.


Procedimentos Didáticos

  • Diálogo a partir das reflexões sobre ações concretas.
  • Estabelecimento de relações entre o contexto histórico do presente e acontecimentos do passado.
  • Interpretação e comparação das diferenças entre vários tipos de textos escritos e orais: parábolas,
mitos, histórias.
  • Observação e análise de letras de músicas enfocando questões sociais, como Vida de Gado, por
exemplo.
  • Entrevistas com familiares coletando informações sobre o valor da religião.
  • Coleta de objetos significativos para os familiares (símbolos) para socialização na classe, como: fotos, livros, medalhas.
  • Análise de comportamentos considerados inadequados, levantando hipóteses e discutindo-os em grupo.
  • Audição e apreciação de músicas percebendo como a melodia envolve.
  • Participação em dinâmicas.
  • Reflexão sobre o significado do termo Transcendente (diferente de metafísica).
  • Pesquisa das histórias de vida de pessoas que viveram em função de sua fé no Transcendente e pelas causas humanitárias modificando a sociedade(Abraão, Moisés, Sidarta Gautama, Zaratustra,Confúcio, Jesus, Maomé, Lao-tsé, Gandhi, Martin Luter King, Nelson Mandela, Martinho Lutero, Madre Teresa de Calcutá...).
  • Confecção e montagem de painéis.
  • Apreciação de obras de arte.
  • Audição de músicas para sensibilização.
  • Participação nas atividades de sensibilizações/dinâmicas de grupo.
  • Socialização de dados coletados.
  • Elaboração de álbum.
  • Recortes e colagens.
  • Elaboração de questões polêmicas para serem discutidas em grupo.
  • Análise e discussão sobre tema apresentado em filme assistido, relacionando-o ao cotidiano.
  • Análise de programas televisivos avaliando de maneira crítica os tipos de mensagens transmitidas, relacionando-as aos comportamentos observados no nosso cotidiano, idealizados pela mídia(massificação).
  • Pesquisa sobre os diferentes rituais significativos para as principais Tradições Religiosas (banho de purificação no rio Ganges – Índia, batismo cristão, rituais de ano novo...).
  • Registro de memórias (recuperação da história de vida).


Recursos

  • Quadro;
  • Giz;
  • Atividades Mimeografadas/xerocadas;
  • Estêncil, álcool, sufites;
  • Objetos;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Livros;
  • Jornais;
  • Revistas.
  • Computador;
  • Internet;
  • Data show;
  • Calculadora;
  • Cartolinas;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Filmes;
  • Músicas;
  • Jogos diversos;
  • Recursos humanos: aluno, professor; e outros;
  • TV, vídeo, aparelho de som, entre outros.


Avaliação

Portanto, a avaliação se faz de forma diversificada, utilizando várias formas de instrumentos:

  • Observação e registro;
  • Provas, testes e trabalhos;
  • Autoavaliação;
  • A realização de atividades propostas no dia a dia.




























ARTE


       Objetivo Geral
            Explorar a criatividade por meio de desenho, pintura e a expressão corporal.

       Objetivos Específicos
·         Desenvolver a criatividade.
·         Expressar a arte através do corpo.
·         Identificar a arte como fatos históricos nas diversas culturas.
·         Adquirir hábitos de leitura artística.
·         Apreciar obras de arte.
·         Cooperar em grupos.
·         Empregar corretamente as cores.

    Conteúdos
  • Cores primárias e secundárias;
  • Desenho livre
  • Geometria
  • Ampliação de desenhos
  • Músicas
  • Ilustração


    Situação Didática
Aula explicativa, dialógica e expositiva, pesquisa, seminários, trabalho individual e em grupo, cartazes, dramatização, recorte e colagem, dobraduras, pinturas, mímicas, teatro, quebra cabeça, artesanato, jogos e danças.

  Avaliação
         
·         - Avaliação contínua e participativa, através da observação do desempenho do aluno nas atividades, sua relação e interação com os colegas, habilidades na apropriação dos mecanismos de comunicação com o grupo, tanto oral quanto escrita;
·         - Por meios de testes bimestrais e correção das atividades e trabalhos. 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO